Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Portador de síndrome de down, Henrique trabalha há 5 anos em drogaria de Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Portador de síndrome de down, Henrique trabalha há 5 anos em drogaria de Valinhos
Portador de síndrome de down, Henrique trabalha há 5 anos em drogaria de Valinhos

Henrique é repositor de mercadorias na Drogal do Centro

Nesta quinta-feira, dia 21, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma data para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. Para celebrar a data, o Jornal de Valinhos traz a história do valinhense Henrique Geovane Becaleto, 29 anos, que nasceu com a síndrome. Ele é um exemplo de superação e dedicação em seu trabalho na Drogal do Centro, onde é repositor e responsável há cinco anos por ajudar a recepcionar os produtos que chegam à unidade, organizar as gôndolas e separar pedidos do delivery

Henrique é o filho caçula do casal Maria de Oliveira Becaleto e Sergio Becaleto, moradores do Jardim Novo Mundo III e pais também de Janaina, Ana Paula e Ricardo. “O Henrique nasceu 12 anos depois do Ricardo, em 1º de setembro de 1994 e só soube que ele tinha síndrome de down quando o peguei no colo pela primeira vez”, contou a mãe, que foi comunicada pelos médicos que Henrique tinha atresia de esôfago, uma doença grave que se caracteriza pela interrupção do canal do esôfago e impede a passagem do leite materno.

De acordo com Maria, Henrique ficou quase um mês assim que nasceu internado para cirurgia na Unicamp, em Campinas. Após alta, em 1º o bebê já passou a ser assistido pela Apae de Valinhos, onde ficou exclusivamente até os quatro anos de idade. “Aos cinco anos, o Henrique foi estudar em escola comum, com outras crianças, para inclusão”, revelou a mãe. Ele estudou na antiga escolinha da Rigesa e na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Cecília Meireles, no Jardim Paraíso, onde se formou no Ensino Fundamental.

Henrique já trabalha há 10 anos e antes da drogaria, atuou em restaurante e em um hortifrúti. “Eu gosto de ver pessoas. Coloco preço, separo os pedidos, organizo o estoque e as gôndolas”, contou ele, que fora do trabalho gosta de cantar, tocar violão e é torcedor fanático do Corinthians.

Em fevereiro, Henrique ganhou uma festa dos colegas de trabalho pelos cinco anos na empresa, com direito a bolo e decoração especial.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Rodovias de Valinhos e região devem receber 2 milhões de veículos no feriado de 1º de maio

As principais rodovias que passam por Valinhos e região deverão receber cerca de 2 milhões de veículos no feriado prolongado do Dia do Trabalho, em 1º de maio, nesta quinta-feira. O movimento já deve começar nesta quarta-feira, dia 30.

Estão abertas as inscrições para o castramóvel no Parque das Colinas em Valinhos

A prefeitura de Valinhos abriu nesta terça-feira, dia 29, inscrições para um mutirão gratuito de castração e microchipagem de pet será realizado nos dias 17 e 18 de maio, sábado e domingo, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Jorge Bierrenbach de Castro, na Rua Sílvio César Ciotto, 41, no Parque das Colinas.

Moradores relatam falta de profissionais de saúde na UBS São Marcos em Valinhos

Moradores da região do Jardim São Marcos em Valinhos e usuários da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro relataram ao Jornal de Valinhos a falta de profissionais de saúde no local na manhã desta terça-feira, dia 29. Segundo eles, a coleta de exames demorou uma hora e meia para ter início. Segundo os moradores, o problema é recorrente no local.

Primeiro trimestre de 2025 foi o segundo mais quente do planeta em 85 anos

O primeiro trimestre de 2025 foi o segundo mais quente já registrado no planeta desde 1940, atrás do primeiro trimestre de 2024 e prolongando uma sequência histórica de calor excepcional que começou em julho de 2023, segundo levantamento do site Carbon Brief, divulgado pelo Climatempo.