
A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) desenvolveu uma série de medidas de segurança contra a covid-19 (novo coronavirus), preparando os shoppings de todo o país para a reabertura.
A entidade destaca que o documento é um compromisso assumido pelos shoppings para quando o momento de flexibilização chegar.
Todos os 577 shoppings do Brasil foram fechados a partir das recomendações dos decretos municipais e estaduais para combater a pandemia da covid-19. Contudo, aos poucos, alguns municípios já começam um processo de reabertura dos comércios de rua, enquanto os shoppings continuam fechados.
Para mostrar que está preparada para a volta das atividades dos shoppings, a Abrasce criou um protocolo com 21 medidas que visam um reforço na higienização, além de um procedimento minucioso para garantir a saúde de clientes e colaboradores. De acordo com a entidade, os tópicos foram criados a partir de experiências internacionais, boas práticas de outros setores e também de recomendações de especialistas da saúde. (Fonte: Correio Popular)
CONFIRA AS MEDIDAS
- Controle de tráfego de pessoas, limitando em 50% o número de vagas dos estacionamentos;
- Uso obrigatório de máscaras para clientes, lojistas e funcionários;
- Testagem de todos os funcionários e lojistas;
- Fechamento de cinemas, teatros e áreas kids;
- Horário de funcionamento reduzido;
- Antibactericidas aplicados em tapetes de entradas e saídas;
- Entradas reduzidas e utilização de portas específicas para entrada e saída, inibindo aglomeração;
- Aferição de temperatura dos clientes através de termômetros manuais;
- Higienização do Shopping a cada 3 horas, especialmente áreas de contato: maçanetas, corrimãos, etc;
- Serviços especiais para grupos de risco, com formas alternativas de atendimento, como drive-thru;
- Distanciamento social obrigatório: limitação das praças de alimentação e Restaurantes em 50% da capacidade;
- Controle de acesso aos elevadores, com limitação de passageiros;
- Indicação de distanciamento em escadas rolantes (uma pessoa a cada 3 degraus);
- Remoção de áreas como lounges;
- Disponibilização de álcool gel a todos os clientes, lojistas e funcionários;
- Controle de acesso a sanitários e higienização a cada 3 horas;
- Manutenção e trocas regulares dos filtros de ar condicionado;
- Não operação dos serviços de valet e restrição de operação dos serviços como: fraldário e empréstimo de carrinhos;
- Suspensão de eventos, ações infantis e entretenimento;
- Campanha junto aos lojistas para reforçar os pagamentos por aplicativos;
- Campanhas de conscientização para população sobre a prevenção à covid-19.
Aos poucos vamos nos adaptando a essa nova realidade, mas logo logo tudo isso vai passar se Deus quiser!!
Penso que o horário reduzido causa ansiedade e imediatismo, fazendo com que muitas pessoas já realizem filas antes mesmo da abertura da manhã. Se houvesse um horário extendido, abrindo mais cedo, se possível remanejo de colaboradores, haveria melhor conscientização de que, “tem pra todos” .
Areas de lazer como cinemas entre outros, estao fechadas, contudo a ida e vinda de clientes ao shopping será de compras e serviço assim o tempo dos clientes dentro do shopping sera resuzido… Acredito q uma redução de horário seja uma maneira boa para a reabertura, logo após a crise passar, extender o horário dos shoppings a ponto de 3 turnos de funcionários, fazendo com que clientes tenham mais tempo para aproveitar as áreas de lazer, seria uma ótima ideia
Olha gostaria que sbrissem os shoppings pois se tiver regularizacao de como todos usarem mascaras e alcool em gel e respeitar as distqncias tudo dara certo
Super apoiado, pessoas precisam trabalhar, e as medidas são necessárias…???
Impossível as lojas conseguirem obter resultados para minimamente se manterem. Conseguirem pagar suas contas, com todas essas restrições. Imagina, sem cinema, sem teatro, sem área Kids., com apenas 50% de ocupação no estacionamento, com apenas 50% de ocupação na praça de alimentação. Todo mundo de mascar, dificuldade de atendimento, especialmente nos restaurantes de fast food da praça de alimentação! Isso não vai rolar… não tenho dúvida de que muitas lojas não abrirão mais! Além do fato do medo das pessoas de frequentarem um lugar desse de grande aglomeração… etc…etc…etc…. bom, pelo menos é o que penso… por favor, só peço que respeitem minha opinião, assim como, respeito a opinião de todos.
O horário de abertura, deveria ser normal, para não ter aglomerações, cinemas e teatros dentro dos shoppings deveria abrir com 50% da capacidade e respeitando o distanciamento, afinal todos precisam trabalhar.
Eu sugiro um horário diferenciado para idosos e grupo de risco, para que não se misturarem com jovens que são menos precavidos e mais resistentes com os cuidados de prevenção sanitária!
Isso é bom pra vc que não trabalha em shopping ne amigo!!! Tem sim que fazer horário reduzido, menos tempo de exposicao a quem trabalha e mais tempo pra ficar com seus familiares!!!
E se uma pessoa com o vírus provar uma roupa e outra logo na sequência provar a mesma peça ela pegará o vírus???
Apoio a reabertura, pois as pessoas precisam trabalhar, mas o horário reduzido é uma medida totalmente errada, pois as pessoas com menos tempo vão querer ir todos ao mesmo tempo, com o horario normal as pessoas vão se revezando.
Essas medidas foram tomadas nos mercados,padarias e farmácias desde o início da quarentena? Alguém se preocupou com as pessoas que são”imunes” nesses serviços”essenciais”? Bem, não era para ter fechado nenhum lugar e sim o isolamento vertical… Agora com milhões de desempregados e centenas de comércios fechados não adianta… Uma pena…