O ACOVIDAS (Acolhimento Sem Fronteiras) é um projeto social de Valinhos que atua há quatro anos atendendo refugiados que estão no município de diversas nacionalidades como haitianos, africanos e venezuelanos. Segundo o diretor presidente César Fernando Braghetto, ao longo da existência do projeto, 30 famílias e mais de 120 pessoas, incluindo 40 crianças, já foram acolhidas.
César contou ao Jornal de Valinhos que é consultor de direito digital e dedica seu tempo fora do trabalho para a arrecadação de doações como cestas básicas, roupas e móveis usados para os assistidos. Além disso, ele afirmou que também busca parcerias de trabalho com comércio e indústria para dar uma oportunidade de emprego aos refugiados e imigrantes. “Somos um projeto não assistencialista, sem ideologia e que promove ajuda humanitária de amor ao próximo formado por apoiadores, voluntários e organizações parceiras”, explicou.
Segundo ele, as pessoas atendidas pelo projeto enfrentam enormes dificuldades quando chegam no Brasil. “O preconceito cultural, a xenofobia e o racismo infelizmente ainda existem em nossa sociedade. Muitos têm também a dificuldade com a língua portuguesa, e para isso conto com a ajuda de outro projeto valinhense chamado Portas Abertas, que dá aulas de português”, afirmou.
APRENDIZADO
“A maior satisfação que tenho é ver quando as famílias conseguem um emprego, conquistam novamente sua dignidade e evoluem a ponto de conseguir ajudar financeiramente seus parentes que ficaram nos seus respectivos países esperando um momento para saírem também por uma questão de sobrevivência”, concluiu César.
Para mais informações sobre como colaborar com o projeto, basta acessar a página do Facebook “Acovidas Acolhimento Sem Fronteiras” ou entrar em contato pelo telefone (19) 99112-2412.