Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Psicopedagoga valinhense alerta sobre riscos em sobrecarregar alunos com extracurriculares

  • Notícias
  • >
  • Psicopedagoga valinhense alerta sobre riscos em sobrecarregar alunos com extracurriculares

(Foto: Arquivo pessoal)

Pais se preocupam cada vez mais em proporcionar o melhor futuro para os filhos, incluindo a criança ou adolescente em diversas atividades, para que eles desenvolvam habilidades e cresçam mais preparados. Entretanto, isso pode ser perigoso para o desenvolvimento dos pequenos, é o que explica a valinhense Liliana Vannucci Bronze, que é professora, pedagoga, psicopedagoga e neurocientista.

Liliana, que atua na área da Educação há mais de 40 anos, explica que “percebo a preocupação dos pais (…) atualmente, o dia da criança ou adolescente é lotado de compromissos, com aulas extracurriculares, como idiomas, dança, instrumento, esportes e outras mais. No entanto, essas atividades, muitas vezes, sobrecarregam a rotina dos pequenos desde cedo e podem ser prejudiciais à saúde física, mental e emocional”, disse a profissional em entrevista ao Jornal de Valinhos.

Ela ainda explicou que “o distúrbio psíquico causado pela sensação de exaustão, conhecido como Síndrome de Burnout, que acontecia em adultos e adolescentes, está aparecendo em crianças, e isso é um fator muito preocupante e um alerta aos pais para que percebam a necessidade de alterar as atividades, deixando a rotina mais leve e proporcionado aos filhos uma vida adequada à idade. Hoje, a vida de uma criança é parecida com a de um executivo”.

A psicopedagoga ainda explica que a família deve estar atenta ao comportamento das crianças, pois através de algumas atitudes, elas sinalizam que estão cansadas ou até estressadas. “É importante que a rotina seja feita respeitando a idade, as habilidades e gosto da criança ou adolescente. A participação do protagonista é fundamental, não deve ser algo imposto pelos responsáveis, deve haver um diálogo para que todos cheguem a um bom senso e seja satisfatória para ambas as partes”.

Além disso, ela orienta que faz parte do bom desenvolvimento humano reservar um tempo ócio para relaxamento e autoconhecimento. “Para crianças, além do tempo livre, é importantíssimo o brincar, ela precisa do momento de diversão, brincar livremente, sem estar sendo estimulada a desenvolver habilidades, aprender algo ou ser dirigida por um adulto”, finalizou Liliana.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Eclipse lunar parcial acontece na noite desta 3ª-feira e poderá ser visto em todo o Brasil

Um eclipse lunar parcial poderá ser observado na noite desta terça-feira, dia 17, a partir das 21h41, com seu ápice às 23h44 e com término às 1h34 da madrugada de quarta-feira, dia 18, de acordo com a NASA.

Jardim do Lago terá feira do agricultor nesta 3ª em Valinhos

Mais uma edição da Feira do Agricultor será realizada nesta terça-feira, dia 17, no Jardim do Lago, em Valinhos. O evento acontece das 17 às 22 horas, na praça localizada na Rua Antônia D’Angelo Perseguietti.

Leilão da Receita Federal com produtos apreendidos ou abandonados começa nesta 5ª

Um leilão de mercadorias abandonadas ou apreendidas será feito pela Receita Federal. Realizado de forma online, o período de recebimento de propostas começa às 8 horas desta quinta-feira, dia 19, até às 21 horas da próxima segunda-feira, dia 23. Os lances estão previstos para 10 horas do dia 24.

Aniversariantes acompanhados de um pagante têm ingressos gratuitos no Hopi Hari

O parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo, oferece ingressos gratuitos a aniversariantes que estejam acompanhados de um pagante. A promoção pode ser contemplada entre sete dias antes e até sete dias depois a data do aniversário.