Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Psicopedagoga valinhense alerta sobre riscos em sobrecarregar alunos com extracurriculares

  • Notícias
  • >
  • Psicopedagoga valinhense alerta sobre riscos em sobrecarregar alunos com extracurriculares

(Foto: Arquivo pessoal)

Pais se preocupam cada vez mais em proporcionar o melhor futuro para os filhos, incluindo a criança ou adolescente em diversas atividades, para que eles desenvolvam habilidades e cresçam mais preparados. Entretanto, isso pode ser perigoso para o desenvolvimento dos pequenos, é o que explica a valinhense Liliana Vannucci Bronze, que é professora, pedagoga, psicopedagoga e neurocientista.

Liliana, que atua na área da Educação há mais de 40 anos, explica que “percebo a preocupação dos pais (…) atualmente, o dia da criança ou adolescente é lotado de compromissos, com aulas extracurriculares, como idiomas, dança, instrumento, esportes e outras mais. No entanto, essas atividades, muitas vezes, sobrecarregam a rotina dos pequenos desde cedo e podem ser prejudiciais à saúde física, mental e emocional”, disse a profissional em entrevista ao Jornal de Valinhos.

Ela ainda explicou que “o distúrbio psíquico causado pela sensação de exaustão, conhecido como Síndrome de Burnout, que acontecia em adultos e adolescentes, está aparecendo em crianças, e isso é um fator muito preocupante e um alerta aos pais para que percebam a necessidade de alterar as atividades, deixando a rotina mais leve e proporcionado aos filhos uma vida adequada à idade. Hoje, a vida de uma criança é parecida com a de um executivo”.

A psicopedagoga ainda explica que a família deve estar atenta ao comportamento das crianças, pois através de algumas atitudes, elas sinalizam que estão cansadas ou até estressadas. “É importante que a rotina seja feita respeitando a idade, as habilidades e gosto da criança ou adolescente. A participação do protagonista é fundamental, não deve ser algo imposto pelos responsáveis, deve haver um diálogo para que todos cheguem a um bom senso e seja satisfatória para ambas as partes”.

Além disso, ela orienta que faz parte do bom desenvolvimento humano reservar um tempo ócio para relaxamento e autoconhecimento. “Para crianças, além do tempo livre, é importantíssimo o brincar, ela precisa do momento de diversão, brincar livremente, sem estar sendo estimulada a desenvolver habilidades, aprender algo ou ser dirigida por um adulto”, finalizou Liliana.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Hortifruti Fartura

Flores e cestas para um final de ano especial 😍🌹 A Dica do Vinícius de hoje é no Hortifruti Fartura, …

Loja É D+

Tudo que você precisa em um só lugar 🤩🔝 A Dica do Vinícius de hoje é na É D+, uma …

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE VALINHOS

Compartilhe nosso conteúdo: Redes Socias SEGUIR SEGUIR Fale conosco Últimas Notícias EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – IRMANDADE …

Falecimento: Tais Messias Santana

Faleceu nesta quinta-feira, dia 19, Tais Messias Santana, 30 anos, por conta de complicações causadas pela covid-19.