Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Psicopedagoga valinhense alerta sobre riscos em sobrecarregar alunos com extracurriculares

  • Notícias
  • >
  • Psicopedagoga valinhense alerta sobre riscos em sobrecarregar alunos com extracurriculares

(Foto: Arquivo pessoal)

Pais se preocupam cada vez mais em proporcionar o melhor futuro para os filhos, incluindo a criança ou adolescente em diversas atividades, para que eles desenvolvam habilidades e cresçam mais preparados. Entretanto, isso pode ser perigoso para o desenvolvimento dos pequenos, é o que explica a valinhense Liliana Vannucci Bronze, que é professora, pedagoga, psicopedagoga e neurocientista.

Liliana, que atua na área da Educação há mais de 40 anos, explica que “percebo a preocupação dos pais (…) atualmente, o dia da criança ou adolescente é lotado de compromissos, com aulas extracurriculares, como idiomas, dança, instrumento, esportes e outras mais. No entanto, essas atividades, muitas vezes, sobrecarregam a rotina dos pequenos desde cedo e podem ser prejudiciais à saúde física, mental e emocional”, disse a profissional em entrevista ao Jornal de Valinhos.

Ela ainda explicou que “o distúrbio psíquico causado pela sensação de exaustão, conhecido como Síndrome de Burnout, que acontecia em adultos e adolescentes, está aparecendo em crianças, e isso é um fator muito preocupante e um alerta aos pais para que percebam a necessidade de alterar as atividades, deixando a rotina mais leve e proporcionado aos filhos uma vida adequada à idade. Hoje, a vida de uma criança é parecida com a de um executivo”.

A psicopedagoga ainda explica que a família deve estar atenta ao comportamento das crianças, pois através de algumas atitudes, elas sinalizam que estão cansadas ou até estressadas. “É importante que a rotina seja feita respeitando a idade, as habilidades e gosto da criança ou adolescente. A participação do protagonista é fundamental, não deve ser algo imposto pelos responsáveis, deve haver um diálogo para que todos cheguem a um bom senso e seja satisfatória para ambas as partes”.

Além disso, ela orienta que faz parte do bom desenvolvimento humano reservar um tempo ócio para relaxamento e autoconhecimento. “Para crianças, além do tempo livre, é importantíssimo o brincar, ela precisa do momento de diversão, brincar livremente, sem estar sendo estimulada a desenvolver habilidades, aprender algo ou ser dirigida por um adulto”, finalizou Liliana.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE VALINHOS/APM – REGIONAL VALINHOS EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE VALINHOS/APM – REGIONAL VALINHOS
EDITAL DE CONVOCAÇÃO

FUNDAÇÃO HABITACIONAL DO EXÉRCITO – FHE – AVISO DE ALTERAÇÃO

FUNDAÇÃO HABITACIONAL DO EXÉRCITO – FHE – AVISO DE ALTERAÇÃO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TERRAS DO ORIENTE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TERRAS DO ORIENTE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO INSTITUTO SOCIO ESPORTIVO CULTURAL PERFOMANTE

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO INSTITUTO SOCIO ESPORTIVO CULTURAL PERFOMANTE

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.