Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Psicopedagoga valinhense alerta sobre riscos em sobrecarregar alunos com extracurriculares

  • Notícias
  • >
  • Psicopedagoga valinhense alerta sobre riscos em sobrecarregar alunos com extracurriculares

(Foto: Arquivo pessoal)

Pais se preocupam cada vez mais em proporcionar o melhor futuro para os filhos, incluindo a criança ou adolescente em diversas atividades, para que eles desenvolvam habilidades e cresçam mais preparados. Entretanto, isso pode ser perigoso para o desenvolvimento dos pequenos, é o que explica a valinhense Liliana Vannucci Bronze, que é professora, pedagoga, psicopedagoga e neurocientista.

Liliana, que atua na área da Educação há mais de 40 anos, explica que “percebo a preocupação dos pais (…) atualmente, o dia da criança ou adolescente é lotado de compromissos, com aulas extracurriculares, como idiomas, dança, instrumento, esportes e outras mais. No entanto, essas atividades, muitas vezes, sobrecarregam a rotina dos pequenos desde cedo e podem ser prejudiciais à saúde física, mental e emocional”, disse a profissional em entrevista ao Jornal de Valinhos.

Ela ainda explicou que “o distúrbio psíquico causado pela sensação de exaustão, conhecido como Síndrome de Burnout, que acontecia em adultos e adolescentes, está aparecendo em crianças, e isso é um fator muito preocupante e um alerta aos pais para que percebam a necessidade de alterar as atividades, deixando a rotina mais leve e proporcionado aos filhos uma vida adequada à idade. Hoje, a vida de uma criança é parecida com a de um executivo”.

A psicopedagoga ainda explica que a família deve estar atenta ao comportamento das crianças, pois através de algumas atitudes, elas sinalizam que estão cansadas ou até estressadas. “É importante que a rotina seja feita respeitando a idade, as habilidades e gosto da criança ou adolescente. A participação do protagonista é fundamental, não deve ser algo imposto pelos responsáveis, deve haver um diálogo para que todos cheguem a um bom senso e seja satisfatória para ambas as partes”.

Além disso, ela orienta que faz parte do bom desenvolvimento humano reservar um tempo ócio para relaxamento e autoconhecimento. “Para crianças, além do tempo livre, é importantíssimo o brincar, ela precisa do momento de diversão, brincar livremente, sem estar sendo estimulada a desenvolver habilidades, aprender algo ou ser dirigida por um adulto”, finalizou Liliana.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Aluno de Valinhos conquista Ouro na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica na Costa Rica

O estudante de Valinhos Luca Pimenta, 16 anos, faturou medalha de Ouro na 16ª OLAA (Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica). O evento ocorreu entre os dias 25 e 29 de novembro na Costa Rica, país localizado na América Central.

Confira os campeões da Copa Pinheirão Menores em homenagem aos 50 anos do clube em Valinhos

Foram realizadas nos últimos sábado e domingo dias 30 de novembro e 1º de dezembro, as finais da Copa Pinheirão Menores, em homenagem aos 50 anos do Clube Pinheirão em Valinhos.

Confirmado: Coreto e Largo São Sebastião de Valinhos serão enfeitados nos próximos dias

Foi confirmada ao Jornal de Valinhos no início da tarde desta terça-feira, dia 3, que o Coreto e o Largo São Sebastião de Valinhos receberão decoração natalina nos próximos dias. A informação foi repassada ao JV pela comerciante Thainã Dias, conhecida por iniciativas ligadas ao comércio, e que estava em tratativas com a Secretaria Municipal de Cultura, assim como divulgado por este jornal nesta segunda-feira, dia 2.

Falecimento: Rovilson Fassini (Colonial Massas)

O documentário “Oxumaré Senhor dos Sonhos” será lançado oficialmente às 19 horas desta terça-feira, dia 3, no Auditório de Música da Casa da Cultura de Valinhos, com entrada gratuita.