
Fechada desde o dia 15 de janeiro para reforma, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bom Retiro se encontra com as obras paralisadas desde meados de março, ou seja, há quase três meses. A unidade, de acordo com a prefeitura, passaria por obras como pintura, eliminação de trincas nas paredes, substituição do piso cerâmico, troca de postas e adequações na rede elétrica para instalação de ar condicionado.
A prefeitura fechou a unidade em janeiro, mas começou as obras apenas no início de março usando servidores próprios, ou seja, a unidade passou a receber os reparos e duas semanas depois já teve as obras paralisadas, quando iniciou a quarentena pela pandemia de covid-19 (novo coronavírus). A reportagem deste Jornal de Valinhos esteve na unidade e constatou que pouca coisa já tinha começado a ser feita. No local ainda foram deixados materiais de construção, como sacos de cimento, que podem petrificar com o tempo se não forem usados. A previsão da prefeitura era para que obra finalizasse em julho. Enquanto a unidade está fechada, os moradores de toda a região do Bom Retiro, Palmares 1 e 2, Jardim das Figueiras, Jardim União, Jardim Elisa, Jardim São Pedro e Nova Era estão sendo atendidos na UBS do Jardim Pinheiros.
Procurada, a prefeitura informou por meio de sua assessoria de imprensa que teve de paralisar a obra porque “parte dos funcionários próprios da Secretaria de Obras que iriam tocar os trabalhos estão no grupo de risco por terem idade avançada ou doenças crônicas, e eles não estão trabalhando. Os reeducandos, que complementariam essa mão de obra, não estão autorizados a deixar o sistema prisional por conta do coronavírus”.
A prefeitura ainda informou que abriu “um processo licitatório para contratação de empresa para dar continuidade às reformas. O processo está em fase de pregão. A expectativa é de que o processo esteja finalizado até o final de junho. O início das obras deve ser imediato, com previsão de término após 60 dias”.
