Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Selo de alerta de açúcar, gordura e sal em embalagens de alimentos é exigido pela Anvisa a partir desta 3ª

  • Notícias
  • >
  • Selo de alerta de açúcar, gordura e sal em embalagens de alimentos é exigido pela Anvisa a partir desta 3ª
Selo de alerta de açúcar, gordura e sal em embalagens de alimentos é exigido pela Anvisa a partir desta 3ª

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige a partir desta terça-feira, dia 23, que os alimentos industrializados têm que ter em sua embalagem um selo indicando altos níveis de sódio, açúcar adicionado e gordura saturada. Além disso, a maioria dos alimentos e bebidas processados e ultraprocessados deverão conter uma tabela nutricional.

A medida foi definida pela Anvisa em 2020 e foi dado este prazo para as indústrias adequarem as embalagens. Segundo a agência, a resolução tem como objetivo facilitar a comparação entre produtos e auxiliar o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis.

Os alimentos e bebidas com alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada e/ou sódio devem apresentar um selo frontal em forma de lupa na embalagem, acompanhado da frase “alto em”.

O selo alerta o consumidor sobre a presença excessiva desses nutrientes, que estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e hipertensão. Todos os produtos alimentícios também devem apresentar a nova tabela de informação nutricional, que inclui a porção por 100ml ou 100g.

O consumidor pode denunciar os produtos com suspeitas de irregularidades à Vigilância Sanitária, Procon, Ministério Público ou Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Praça Washington Luís em Valinhos terá evento de adoção animal neste domingo

O Praça Washington Luís, em Valinhos, recebe na manhã deste domingo, dia 31, o “Dia de Cão”, evento de adoção de cães do Cãoscientização Animal de Valinhos. A feira está prevista para começar às 9 horas com término às 12 horas.

Moradora de Valinhos conhece família biológica após 42 anos

A moradora de Valinhos Nara de Moraes Barreto Leão, de 42 anos, foi adotada por Maria Clara de Moraes Barreto e Getúlio Alves Barreto logo após o seu nascimento. Em entrevista para o Jornal de Valinhos, Nara contou que teve uma criação muito boa e que seus pais foram muito importantes para sua criação. “Meus pais de criação são maravilhosos, pessoas abençoadas que Deus colocou na minha vida”, disse.

Feira do Produtor de Valinhos acontece na manhã deste sábado no Parque Municipal

A tradicional Feira do Produtor de Valinhos tem mais uma edição na manhã deste sábado, dia 30, no galpão do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A feira conta com barracas de frutas, verduras e mix de produtos como pães, iogurte, queijo leite, ovos e outros produtos.

Horário de verão pode voltar ainda este ano. Qual sua opinião?

O Ministério de Minas e Energia, em conjunto com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), analisa possível volta do horário de verão ainda neste ano.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.