Uma seringueira centenária localizada em frente à Santa Casa de Valinhos começou a ser removida nesta segunda-feira, dia 9, chamando a atenção de motoristas que passam pelo local. A reportagem deste Jornal de Valinhos foi contatada por um leitor, que pediu para não ter seu nome publicado, que queria saber os motivos que levaram à remoção da árvore.
O JV entrou em contato com a assessoria de imprensa da Santa Casa, que informou que a seringueira apresentava sinais de degeneração, com muitos galhos secos em toda copa e condenada, de acordo com laudo técnico. Segundo o hospital, após várias podas sem sucesso e a realização de um laudo por um biólogo foi necessário o corte da árvore para evitar um mal maior. Havia o risco da seringueira cair em veículos ou pessoas, já que a árvore está ao lado da principal entrada de veículos para o estacionamento do hospital.
O superintendente da Santa Casa, Fernando Pozzuto, justificou a remoção. “A árvore estava oferecendo risco iminente de queda de galhos de grande porte ou integralmente sobre as pessoas que por ali passam, podendo provocar danos físicos ou materiais muito graves, tanto que já haviam ocorrido. Após várias podas sem sucesso e um laudo, foi necessário o corte. A Santa Casa notificou os órgãos competentes como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a prefeitura, antes de fazer os trabalhos”.
Pozzuto contou ainda que após as últimas ventanias que ocorreram na cidade, um enorme galho com ramificações também de grande porte se partiu e ficou pendurado por galhos de outra seringueira.
