A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), através do IC (Instituto de Computação) e em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial, que possui como objetivo compreender o comportamento da covid-19 e gerar informações que permitam a definição de programas e políticas públicas mais eficientes.
A ferramenta desenvolvida é capaz de analisar multidados, em busca de novos padrões relacionados à transmissão e à gravidade da doença e às suas novas variantes.
A duração do programa é de dois anos, e o projeto está sendo desenvolvido para obter resultados em longo prazo. Nos próximos seis meses, as informações podem proporcionar análises mais precisas.
Essa foi uma das 12 iniciativas brasileiras selecionadas pelo Comitê Internacional das Agências de Fomento do Brics, bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O projeto da Unicamp, denominado BRICSmart, é financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O anúncio da escolha ocorreu no último dia 13 de fevereiro. (Fonte: Correio Popular)
