Nesta segunda-feira, dia 17, a prefeitura retomou o atendimento presencial nas repartições públicas, mas as consultas de rotina nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) de Valinhos seguem suspensas. Usuários do sistema de saúde estão cobrando a normalização dos agendamentos e consultas de rotina nas UBS’s da cidade.

O JV entrou em contato com a prefeitura e questionou se existe uma perspectiva para retomada das consultas de rotina. Em resposta, a assessoria de imprensa da prefeitura disse que a Secretaria de Saúde está se reestruturando para retomar os atendimentos, mas não especificou uma data. Destacou ainda que há profissionais afastados, principalmente médicos, por serem do grupo de risco ou terem se infectado de covid-19.

UBS’s estão com consultas de rotina suspensas desde o início da pandemia“Os atendimentos médicos são realizados normalmente em casos de urgência e para pacientes crônicos. Também são realizados normalmente, mesmo na quarentena, o atendimento de pré-natal das gestantes e consultas regulares de recém-nascidos até 1 ano de idade”, informou a prefeitura

A assessoria revelou também que as consultas são agendadas apenas para casos específicos, quando a demanda é necessária. “Também estamos fazendo a busca ativa de pacientes crônicos para atualizar os procedimentos”, explicou a diretora de Assistência à Saúde, Helena Tamiko Honda Tanaka.  Quem possui exames com resultado e necessita de acompanhamento, deve ligar para a sua UBS e buscar orientação.

 

TELEATENDIMENTO

A Secretaria de Saúde destacou que está oferecendo teleatendimento com médicos especialistas em cardiologia, geriatria e pneumologia, que ligam para os pacientes que já tinham encaminhamento da UBS.

“Nos casos de urgência, os moradores são sempre atendidos em todas as especialidades e na clínica médica, mesmo no período da quarentena, tanto na UBS quanto no CEV [Centro de Especialidades de Valinhos]”, informou a prefeitura.

USUÁRIOS COBRAM VOLTA DE CONSULTAS DE ROTINA EM UBS’S
UBS’s estão com consultas de rotina suspensas desde o início da pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.