Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense Guairá é grafiteiro e já pintou murais em Florianópolis

  • Notícias
  • >
  • Valinhense Guairá é grafiteiro e já pintou murais em Florianópolis
Valinhense Guairá é grafiteiro e já pintou murais em Florianópolis

Artista ao lado do grafite produzido durante o projeto “Soul.Art”

Originário do México no início do século 20, o muralismo, ou pintura de mural, vem ganhando cada vez mais admiradores por todo o Brasil. Com características realistas e monumentais, o muralismo se aproxima da arquitetura, ao explorar planos e efeitos em muros e paredes.

Em Valinhos, o artista plástico, grafiteiro e tatuador, Guairá Calou Vasques, conhecido como “Porque”, 32 anos, é um dos muralistas que vem decorando muros pelos quatro cantos da cidade. Natural de Cruzília (MG), Guairá está na cidade há 20 anos e atualmente reside no bairro Vale Verde, local que passou boa parte da infância e adolescência. Em entrevista, ele contou que já pintou painéis em outras cidades do Brasil, como Florianópolis (SC).

“Foi entre 2015 e 2020, quando morei na cidade, e fiz artes nos formatos grafite comercial e urbano. Já em Valinhos, atualmente estou decorando, junto com meu colega Pedro Colletto, um muro no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, para a Festa do Figo, mas já participei do evento Arte na Paulista, que marcou o aniversário de 127 anos da cidade”, comentou, ao acrescentar que também participa do evento social “Soul.Art”, em Campinas.

Questionado sobre como se interessou pelo mundo dos murais e pinturas, Guairá comentou que foi aos três anos de idade. “Nesta época eu já gostava de desenhar e, ao longo dos anos, fui aperfeiçoando os meus traços. Já em meados de 2013, comecei a pintar painéis comerciais e iniciei minha carreira artística”, destacou ao complementar que, em 2017, enquanto morava em Florianópolis, também desenhou tatuagens. “Então administro o meu tempo com o muralismo, grafite, tatuagem e pintura de telas. Em todos esses estilos, consigo conectar os meus estudos e aplico técnicas mistas”.

CONEXÃO E COMUNICAÇÃO

Sobre a importância da arte em sua vida, Guairá contou que os traços de suas produções representam uma forma de comunicação e conexão com a sociedade. “Se não fosse pela arte, talvez eu não me sentisse completo e útil. A arte urbana permite que eu me comunique com todos ao meu redor, sejam conhecidos ou não. A minha mensagem chega para todos e representa uma conexão que é capaz de quebrar as barreiras impostas”, finalizou o muralista.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Igreja evangélica de Valinhos abre vagas para aulas gratuitas de violão

A Igreja Monte Forte Valinhos está com vagas abertas para o seu projeto social voltado para famílias carentes, com aulas gratuitas de violão.

Bryan se destaca nos campos em Valinhos e sonha em jogar pelo Palmeiras

O jovem jogador Bryan William Teixeira, de apenas 11 anos, tem se destacado nos campos de Valinhos com sua dedicação, garra e paixão pelo futebol

Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos realiza concerto de Natal na Matriz neste sábado

A Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos promove neste sábado, dia 7, às 15 horas, um concerto de Natal, na Igreja Matriz São Sebastião.

“Noite do Pastel” acontece em comunidade do Jd. Jurema em Valinhos neste sábado

A comunidade São José realizará a “Noite do Pastel” neste sábado, dia 7, das 18h30 às 22h30, no Jardim Jurema, em Valinhos.