O valinhense Sérgio Alves Júnior, 32 anos, é atleta e treinador de bicicross ou BMX, como também é conhecida. Ele vem se destacando nas competições da modalidade, que é disputada com o uso de bicicletas em pistas de terra. Além do bicicross, ele também pratica o downhill.
“Comecei em 2003, conheci a modalidade através de uns amigos que já praticavam. Participei pela primeira vez da antiga Copa Paulínia, onde fui campeão da etapa”, contou Sérgio sobre seu início na categoria.
Em janeiro, o atleta participou do Open Paulista de Downhill, onde conquistou a terceira colocação. E no último dia 8, domingo, foi campeão da primeira etapa da Copa Regional Professor Ricardo Alves, na cidade de Paulínia. O início da Copa inaugura a temporada das competições de bicicross deste ano.
Atualmente ele dá aulas no Jarinu Bicicross Clube e além disso, é personal trainer especialista em doenças e envelhecimento. “Amo o que faço, seja dentro das pistas como piloto ou fora como treinador. Evoluir e ver meus alunos evoluindo é muito gratificante e não tem preço”, afirmou.
Sérgio também afirma estar contente com o reconhecimento da categoria no mundo esportivo. “Fico muito feliz por essa ter se tornado uma modalidade olímpica desde 2008, o que traz mais visibilidade a esse e a outros esportes radicais”.
Neste domingo, dia 15, ele volta às pistas para participar do Campeonato Paulista de Bicicross.