Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense Victório Calsavara mora há 93 anos na Av. Independência e é conhecido por seu presépio

  • Notícias
  • >
  • Valinhense Victório Calsavara mora há 93 anos na Av. Independência e é conhecido por seu presépio
Valinhense Victório Calsavara mora há 93 anos na Av. Independência e é conhecido por seu presépio

Valinhense em frente a sua casa que fica no bairro Vila Olivo

Valinhense raiz e com boas lembranças, Victório Calsavara, de 93 anos, talvez seja um dos moradores mais antigos da Avenida Independência, no bairro Vila Olivo, morando em uma casa na via há mais de 90 anos.

Victorio, que é filho dos italianos Ângelo Calsavara e Clorinda Baroni, contou em entrevista ao Jornal de Valinhos que nasceu na casa em que mora até hoje e se sente honrado em manter viva a memória da família. “Me recordo que costumávamos fazer almoço em família nesta casa e sempre estávamos juntos”, contou o valinhense que tem 12 irmãos, sendo que apenas dois ainda estão vivos, a Tereza e a Nair. Ele acrescentou que se recorda com muito carinho sobre as histórias que passou com a família. “Nós participávamos de bailes que tinha na região e sempre frequentamos a tradicional Festa do Figo, desde a primeira edição que ocorreu ao redor da Matriz São Sebastião”.

Victório comentou ainda que o tio, Giovane Calsavara, também italiano, foi de grande importância para o sustento dos seus pais e irmãos. “Ele fazia um esforço enorme para nos ajudar. Ele trabalhou na Fonte Sônia e trazia lenha nas costas para conseguirmos cozinhar”.

O valinhense trabalhou em diversos lugares, sendo o primeiro aos 13 anos, em uma padaria. “Fiquei neste local por três anos e em seguida fui para o Cartonifício, onde permaneci por 35 anos. Na empresa fiz diversos trabalhos, como empilhar lenha, manusear o maquinário e até realizei a limpeza do local”, disse, ao complementar que todas as semanas também realizava a limpeza da casa de Dino Celani, que faleceu em junho deste ano e foi presidente do Cartonifício. Após se aposentar, o valinhense trabalhou em uma chácara da família e voltou a estudar.

ESPÍRITO NATALINO

Faltando 40 dias para o Natal, Victório é conhecido na avenida por montar, há mais de 20 anos, um presépio na área externa de sua casa, para celebrar e marcar o nascimento de Jesus. “É preciso celebrar o real espírito natalino e sempre estou disposto para atender quem quiser vir aqui em casa”, finalizou.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Idosos de 60 a 64 anos podem solicitar gratuidade no transporte de Valinhos a partir desta 4ª

Idosos com idade entre 60 e 64 anos poderão solicitar, a partir desta quarta-feira, dia 16, o cartão que garante gratuidade no transporte público municipal de Valinhos.

Prédio da antiga Artezanale em Valinhos está em reforma. O que vem por aí?

O prédio onde funcionou por muitos anos a tradicional Padaria Artezanale, na Avenida Independência, 1348, em Valinhos, está passando por reformas.

Valinhos conquista duas UBS e uma escola com o apoio do vereador Alécio Cau

Valinhos vai ampliar sua rede pública de Saúde e Educação com a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde e uma escola de educação infantil. As obras são resultado da articulação do vereador Alécio Cau (PSB), em parceria com o deputado federal Alencar Santana (PT), e foram viabilizadas por meio do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.

Valinhense Rebekah Santos conquista duas medalhas de Ouro na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira

A jovem atleta Rebekah Santos, de apenas 17 anos, levou o nome de Valinhos ao topo do pódio na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira, realizada no último domingo, dia 13.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.