
O governador do Estado, João Doria (PSDB), disse nesta terça-feira, dia 8, que o hospital de campanha do Ibirapuera, em São Paulo, poderá começar a receber pacientes com covid-19 (novo coronavírus) da região de Campinas. Doria explicou que o hospital do Ibirapuera poderá ajudar a região a aumentar a capacidade de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermarias.
Procurada por este Jornal de Valinhos, a prefeitura de Valinhos destacou que ainda não foi notificada sobre essa possibilidade de usar os leitos, mas que há interesse em utilizar a estrutura do hospital de campanha para os valinhenses. Informou ainda que está buscando mais informações e vai verificar o que é necessário para que Valinhos seja integrada ao atendimento do hospital do Ibirapuera, pois a rede de saúde valinhense está no limite de capacidade.
De acordo com o governo do Estado, o transporte dos pacientes deverá ser feito em ambulâncias com UTI integrada. As vagas do hospital de campanha já passaram a pertencer ao sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) que regula o atendimento no Estado, o que facilitaria o direcionamento dos pacientes.