
A ACABV (Associação Cultural Afro Brasileira de Valinhos) e Coletivo de Estudos Tereza de Benguela, promoverá o “Concurso Selo de Diversidade Cultural 2020”. Escolas particulares de Valinhos e cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) interessadas em que seus alunos participem já podem procurar a ACABV. A Associação informou ao Jornal de Valinhos que busca também parceria com a prefeitura para que os estudantes da rede municipal de ensino possam participar.
O concurso é organizado pelos membros da ACABV, professores Solange Elizabeth Pereira da Silva e Josué Roupinha, além de Marcos Lopes, e o tema é “Infâncias: combate ao racismo e resistência”.
“O objetivo maior do concurso é promover o combate a todas as formas de discriminação nos estabelecimentos que fomentam a cultura, instalados em Valinhos. Este ano, como o tema escolhido é o racismo, daremos ênfase na efetivação das Leis Federais Nº 10.639, de 2003 e 11.645, de 2008 que versam sobre a promoção da igualdade racial. Acreditamos que esta ação dará força à discussão, levando assim ao debate público e a consolidação de políticas públicas afirmativas”, explicou Marcos Lopes.
Segundo Lopes, a escola participante ganhará um selo que atesta que ela promove a inclusão social. “O aluno interessado em participar deve acionar sua escola, para que nos procure e possa efetivar a inscrição, que será realizada entre os próximos dias 17 e 31”.
Os estudantes deverão criar um slogan e um desenho antirracista com técnicas livres de autoria. O trabalho deve ser individual, retratar a temática racial e ser entregue em folha sulfite tamanho A4, podendo ser em formato paisagem ou retrato.
Ainda de acordo com a ACABV, após a entrega dos trabalhos, cujo prazo se encerrará no dia 28 de outubro, uma comissão formada por dez pessoas fará o julgamento utilizando como critérios “coerência com o tema, vivacidade, originalidade e criatividade, impacto visual e apresentação”. Os cinco primeiros colocados serão premiados. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (19) 99397-1624, com Marcos Lopes.
É de extrema importância as escolas que trabalham com inclusão social e pensam numa sociedade plural participem do concurso Selo de Diversidade Cultural 2020.