Representantes do varejo, cooperativa agroindustrial, indústria, Câmara Municipal, Departamento da Agricultura e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do município de Valinhos, se reuniram no último dia 13, para discutir a criação e instalação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal). O projeto é assessorado pelo consultor e médico veterinário, Felipe Tauk.
Após a reunião, os representantes informaram que irão trabalhar na sensibilização dos empresários locais sobre a importância do SIM, farão estudos na esfera administrativa do município, e principalmente, iniciarão os trâmites visando um Projeto de Lei para posterior regulamentação e criação de decretos normativos. O objetivo é que a Câmara vote e aprove a criaçãodo SIM ainda neste segundo semestre do ano.
A ouvidora alimentar Adriana Abud, representando as redes varejistas ASP Supermercados e Flex Atacarejo, explanou na reunião sobre os benefícios de um SIM em Valinhos, as necessidades de apoio ao empreendedorismo sustentável e ao compromisso do setor supermercadista em apoiar projetos que fortaleçam as condições dos alimentos seguros ao consumo. Ela ainda explicou que o SIM, em uma segunda etapa, ajudará na regularização de produtos oriundos de Valinhos para serem comercializados em outros municípios.
“O SIM é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município”, explicou Adriana.
Segundo Adriana, vários empresários puderam sanar suas dúvidas e compreender este projeto como mais uma ação para fortalecer os negócios, desde o pequeno produtor até os comerciantes em expansão regional, além de atrair novos investimentos para o município.
