
O prefeito Dr. Orestes (DEM) anunciou a lideranças religiosas de diversas denominações de Valinhos nesta sexta-feira, dia 5, que todas igrejas e demais templos religiosos com a documentação regularizada, poderão retomar parcialmente missas e cultos presenciais já neste sábado, dia 6. No entanto, as celebrações terão presença de público reduzida, levando em conta a capacidade de cada prédio. Além disso, as igrejas terão ainda que cumprir uma série de regras impostas pela Vigilância Sanitária para minimizar os riscos da covid-19 (novo coronavírus).
A retomada prevê que templos e igrejas recebam no máximo até 20% da capacidade de público que possuem. Pessoas acima de 60 anos também ficam proibidas de frequentar as atividades.
A liberação com restrições segue uma Nota Técnica da Vigilância Sanitária que foi publicada também nesta sexta-feira à noite no Boletim Municipal.
De acordo com a prefeitura, todos terão que seguir uma série de normas da Vigilância Sanitária para que possam receber seus fiéis em segurança e evitar riscos de contágio pelo coronavírus, como distanciamento, regras de higiene e divulgação em cartazes das informações sobre as medidas adotadas. As restrições são semelhantes às que foram impostas ao comércio, que retomou suas atividades de forma parcial nesta semana.
As igrejas que não estiverem com a documentação em ordem (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros-AVCB e Alvará de Funcionamento) não poderão retomar as atividades e estão sendo notificadas para buscarem a regularização o mais depressa possível.
A prefeitura se colocou à disposição para auxiliar as igrejas a conseguir a regularização. O e-mail dsfp@valinhos.sp.gov.br vai receber as dúvidas e questionamentos. Todos serão respondidos.
O Corpo de Bombeiros também se colocou à disposição para ajudar, recebendo os representantes das igrejas na sede da corporação, na Avenida Independência, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas, já na próxima semana. O telefone dos bombeiros é o 3871-2102.
As normas técnicas podem ser consultadas no link http://www.valinhos.sp.gov.br/sites/valinhos.sp.gov.br/files/boletins/2020/1967.pdf, pagina 11.
Acho errado não deixar pessoas com mais de 60 anos assistir uma missa. As pessoas de idade também tem esse direito
Deveria ter horário só para idosos
Nossos idosos, são os mais fragilizados no momento,poderiam escalar um dia na semana pelo omenos para eles ir ouvir a palavra de Deus..e participar das orações.. imagina o psicológico dessas pessoas.