
A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta quarta-feira, dia 29, que a taxa geral de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para covid-19 (novo coronavírus) na cidade teve queda, melhorando de 65% para 60% e com isso mantém tendência de estabilidade dos últimos dias.
Na Santa Casa, que atende pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a taxa de ocupação caiu de 75% para 69%. Dos 32 leitos de UTI, para internação de pacientes com quadros mais graves da doença, 22 estão ocupados e 10 estão liberados para novos pacientes.
O número total de internados (somando-se UTI’s e enfermarias da Santa Casa e Hospital Galileo) também teve queda, de 67 para 60 pessoas. Na fase laranja, assim como toda a região de Campinas, Valinhos apresenta índices para a fase amarela do Plano São Paulo, que permitem uma ampliação da flexibilização. No entanto, para o avanço de fase, toda a região de Campinas tem que melhorar os indicadores, mantendo uma taxa de ocupação de leitos de UTI entre 75 e 70%. Atualmente, a taxa de leitos da UTI na região é de 76,8%.