
A busca por um tratamento eficaz e vacinas contra a covid-19 (novo coronavírus) é algo que tem engajado esforços da área científica em todo mundo. Grandes farmacêuticas, universidades renomadas e laboratórios estão coletando informações e trabalham contra o tempo para encontrar alternativas para salvar vidas. E a cidade de Valinhos está inserida no mapa das pesquisas globais com dois laboratórios, o CRO Azidus Brasil e o laboratório de pesquisas Cellavita.
A reportagem deste Jornal de Valinhos conseguiu com exclusividade obter informações junto aos pesquisadores sobre o trabalho que é realizado na cidade. Os laboratórios recebem auxílio nas pesquisas por parte da IBM Brasil, que está disponibilizando o sistema ICD (IBM Clinical Development), de maneira gratuita, para ajudar a acelerar estudos focados em potenciais opções de tratamento para a pandemia de covid-19. “Há mais de um século, temos desenvolvido na IBM tecnologias para ajudar a resolver desafios complexos da sociedade. Nesse momento crítico, estamos comprometidos em ajudar as pessoas, governos e organizações na luta contra a covid-19”, comenta Tonny Martins, presidente da IBM Brasil.
O ICD é uma solução unificada de captura de dados baseada em SaaS (Software-as-a-Service), projetada para fornecer visibilidade de ponta a ponta, além de recursos de gerenciamento de pacientes, ambientes e ensaios clínicos.
PESQUISAS
De acordo com a IBM, o Cellavita, que fica no bairro Chácaras Silvânia, tem focado seu estudo para a NestCell, célula-tronco produzida pelo laboratório com apoio de parceiros para cura dos efeitos inflamatórios da covid-19, com o intuito de reverter os quadros mais graves e evitar que a pessoa piore e tenha que ir para UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Já o CRO Azidus Brasil, localizado no bairro Castelo, tem usado o sistema da IBM em um estudo de grande importância na tentativa de encontrar novas alternativas terapêuticas para o tratamento do coronavírus. “Este protocolo tem o objetivo de avaliar a eficácia do medicamento nitazoxanida 600 mg em adição a terapia convencional padrão sobre a resposta virológica de participantes da pesquisa hospitalizados com insuficiência respiratória aguda causada pelo vírus em estado não crítico”, destacou a assessoria de imprensa da multinacional de tecnologia.
Só tenho a dizer….ORGULHO.
De uma certa forma , por tabela,faço parte disso tudo.
Orgulho de minha amiga…
Orgulho de minha filha….
Orgulho de ser Valinhense .
Juntos somos mais.