Mesmo diante da crise gerada pela pandemia da covid-19 (novo coronavírus), Valinhos acumula um saldo positivo de empresas a mais entre março e julho deste ano, período da quarentena decretada pelo governo do Estado e seguida pelo município. De março a julho, foram constituídas na cidade 254 novas empresas, de acordo com dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), contra 181 no mesmo período de 2019, o que faz a cidade ter um saldo positivo de 73 empresas (46%).

Já de janeiro a julho, foram fechadas em Valinhos 252 empresas, 17% a menos em relação ao mesmo período de 2019, quando a cidade perdeu 305 empresas.

Para o especialista em recuperação empresarial, o advogado Felipe Granito, sócio do escritório GCBA Advogados Associados, de Campinas, o número de empresas fechadas, no entanto, deve crescer nos próximos meses com as dificuldades financeiras que elas estão passando.

Ele orienta para que empresas endividadas façam uma renegociação de forma estratégica e assessorada, evitando assim situações mais drásticas. “Uma empresa que tem uma dívida de até 15 vezes o faturamento mensal dela tem condições de negociar com o banco e se recuperar”, explica.

Felipe Granito ressalta que o êxito nos acordos está relacionado a uma série de fatores. “Um deles é a atuação abusiva dos bancos, que utilizam indevidamente o crédito rotativo da empresa para quitar parcelas que estão em débito automático. Com isso, a dívida do cliente com a instituição só aumenta. Esse tipo de cobrança tem sido reconhecida como ilícita pelo judiciário”, finalizou.

VALINHOS TEM SALDO POSITIVO DE 73 NOVAS EMPRESAS DURANTE PANDEMIA
Números fazem parte do banco de dados da Jucesp (Foto: Eliseu Dias)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.