Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Viagem no tempo: Valinhos completa 128 anos de história

  • Notícias
  • >
  • Viagem no tempo: Valinhos completa 128 anos de história
Viagem no tempo: Valinhos completa 128 anos de história

(Foto: Haroldo Pazinatto)

Nesta terça-feira, dia 28, Valinhos completa128 anos de Elevação a Distrito de Paz. A história teve início com a concessão de uma sesmaria a Alexandre Simões Vieira, no dia 2 de dezembro de 1732.

Já em meados do século 18, o então bairro de Campinas passou a ser chamado de Valinhos, por conta dos muitos vales existentes no seu território. Seu desenvolvimento se deu com o aumento de fazendas cafeeiras na região e com a construção da ferrovia.
 
A economia de Valinhos prosperava e com ela centenas de pessoas de diferentes regiões do Brasil e imigrantes, principalmente italianos, começaram a vir para o povoado. Assim, em 28 de maio de 1896, o bairro foi elevado à categoria de Distrito de Paz de Campinas.
 
Importante registrar que em 1901, o imigrante italiano Lino Busatto introduziu a cultura do figo roxo e, devido a isso, em 1910, a Valinhos passou a ser conhecida como a Capital do Figo Roxo.
 
Com o passar das décadas e o constante crescimento do então Distrito, foi iniciado pelos moradores o movimento de emancipação, que acabou ocorrendo em 30 de dezembro de 1953, através da Lei n° 2.456, criando o município de Valinhos. Com isso, em 3 de outubro de 1954, ocorre a primeira eleição, sendo eleito Jerônymo Alves Corrêa como primeiro prefeito.
 
Mas para a sua total desvinculação de Campinas, Valinhos precisava ter a sua independência no campo da Justiça. E isso se deu no dia 18 de março de 2005, Valinhos foi elevada à condição de Comarca. Importante registrar que nestes anos todos, Valinhos teve ainda para o seu desenvolvimento, a vinda de pessoas de várias partes do país e também de imigrantes japoneses, que se estabeleceram na região do bairro Macuco e ajudaram muito na agricultura.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Buldogue Bud ficou paraplégico por conta de hérnia de disco e hoje usa cadeira de rodas

“Meu nome é Leandro Bouth, sou casado com Lucilia Bouth, e um dos nossos companheiros de quatro patas é o buldogue francês Bud, conhecido nas redes sociais como Bud Em Movimento. Ele tem cinco anos e ficou paraplégico no ano passado.

Cajuzinho e outros pets estão para adoção no Bem-Estar Animal de Valinhos

Para quem deseja adotar um pet, o Bem-Estar Animal está com cães e gatos disponíveis para adoção.

Apaixonado por jiu-jitsu, valinhense Fernando teve AVC e hoje dá aulas para crianças

Fernando Nogueira Rodrigues, de 51 anos, é casado com Roberta Alves de Almeida e pai de Rafael, de 17 anos. Apaixonado por jiu-jitsu, o morador do bairro Jardim Imperial, em Valinhos, treina a arte marcial desde 1992, quando a modalidade ainda era pouco popular no Brasil.

Av. dos Esportes em Valinhos tem “Rolimã de Rua” neste domingo

O tradicional “Rolimã de Rua” terá mais uma edição na manhã deste domingo, dia 15, a partir das 8 horas na Avenida dos Esportes, ao lado do Parque Monsenhor Bruno Nardini, em Valinhos.