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Você sabia que a Rodovia Valinhos-Campinas já foi conhecida como “Estrada da Morte”?

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Você sabia que a Rodovia Valinhos-Campinas já foi conhecida como “Estrada da Morte”?

Vista da Rodovia Valinhos-Campinas nos anos 1960 com a Santa Casa à direita – Foto: Arquivo da família Trombetta

Na edição desta semana do Descubra Valinhos, o Jornal de Valinhos traz o que motivou essa fama e também a história por trás do surgimento da rodovia, que é uma das principais vias de ligação com Campinas.

A SP-91, também conhecida como Rodovia Valinhos-Campinas, é fruto de um projeto de autoestrada apresentado no final de 1949 pelo padre Bruno Nardini ao casal Francisco Von Zuben e Ana Teller Von Zuben, proprietários da Fazenda Tapera. O padre convenceu a família a doar ao governo do Estado toda a extensão da área da fazenda onde passaria a rodovia.

Com a doação, já no final da década de 1950, o governo estadual construiu a estrada em pista simples, com total de 4,5 km de extensão. A via, que é administrada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), após a sua inauguração, em 1960, passou a se tornar palco de acidentes, muitos deles graves. Cada vez mais utilizada e, com trânsito maior, a necessidade de manutenção passou a ser mais frequente.

Conforme arquivos do JV, a falta de segurança da via, ocasionada por buracos e a alta velocidade de veículos, se tornou peça chave para acidentes que tiraram a vida de muitos moradores de Valinhos, fazendo com que a rodovia, que passou em 1981 a levar o nome de Francisco Von Zuben, ganhasse a fama de “estrada da morte”.

Já em 1990, o então prefeito Marcos José da Silva, do MDB, solicitou ao governador na época, Orestes Quércia, do mesmo partido, melhorias na rodovia, sendo atendido com uma obra de duplicação da via, anunciada em 6 de abril daquele ano.

A duplicação teve início em setembro de 1990, sendo concluída depois de dois anos. Logo após a conclusão, a rodovia ganhou a configuração como ela é conhecida hoje e ainda iluminação, em 1992. Todos os investimentos tornaram a Rodovia Valinhos-Campinas muito mais segura e registrando muito menos acidentes, mesmo recebendo um fluxo intenso de veículos diariamente. (Matéria contou com a colaboração de Rogério Von Zuben, neto de Francisco Von Zuben, e de Marcel Pazinatto)

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Rodovia em imagem atual, com Valinhos ao fundo

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