Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Você sabia que as palmeiras imperiais da Av. dos Esportes foram plantadas há 33 anos?

  • Notícias
  • >
  • Você sabia que as palmeiras imperiais da Av. dos Esportes foram plantadas há 33 anos?

Foto Jornal de Valinhos

As palmeiras imperiais que compõem trecho do canteiro central da Avenida dos Esportes foram plantadas há 33 anos, no dia 16 de abril de 1992, durante a primeira gestão do então prefeito Marcos José da Silva (MDB).

Segundo arquivo do Jornal de Valinhos publicado na época, o plantio das palmeiras e a construção do jardim representaram a chegada do verde em um local que antes era um córrego a céu aberto que, embora não poluído, trazia incômodo aos moradores das margens com a proliferação de insetos devido ao despejo de entulhos e lixos em seu curso d’água.

 

Em abril de 1992, a canalização e o aterramento de parte do canal na Avenida dos Esportes faziam parte da primeira fase de obras dentro do chamado, na época, “Projeto Centro”, que incluía pista de cooper, bancos, floreiras, iluminação e playground.

 

No dia 28 maio de 2000, o então prefeito Vitôrio Antoniazzi, no seu segundo mandato, inaugurou no trecho mais abaixo do mesmo canteiro central a “Praça Brasil 500 Anos”, resultado de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada.

 

CURIOSIDADE

No Brasil, o nome “palmeira imperial” é atribuído tanto pelo seu porte imponente quanto pela estreita relação com a família real portuguesa e, posteriormente, com o Império.

 

De acordo com registros históricos, o imperador Dom Pedro II usou a palmeira imperial como símbolo de poder e de distinção real. Ele presenteava nobres, homens de negócio, letras ou ciência com sementes da planta, que então eram replantadas em fazendas ou cidades pelo país.

 

Esta espécie é considerada uma das palmeiras mais altas do mundo, podendo chegar a até 40 metros de altura quando adulta, e tem um crescimento rápido, podendo atingir um metro por ano.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Valinhense Rebekah Santos conquista duas medalhas de Ouro na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira

A jovem atleta Rebekah Santos, de apenas 17 anos, levou o nome de Valinhos ao topo do pódio na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira, realizada no último domingo, dia 13.

Falecimento: Idalgo Antonio Chieratto

Faleceu nesta segunda-feira, dia 14, aos 79 anos, Idalgo Antonio Chieratto, vítima de sepse. Nascido em Campinas, ele viveu toda a sua vida em Valinhos, sendo os últimos 47 anos no bairro Jardim Paraíso.

Diploma digital para graduação passa a ser obrigatório no Brasil

Desde o dia 1º de julho, todos os cursos de graduação no Brasil devem emitir exclusivamente diplomas digitais. A exigência, determinada pelo MEC (Ministério da Educação), se aplica a instituições federais públicas e também privadas. Com isso, os diplomas em papel deixam de ter validade jurídica e passam a ter apenas função representativa.

Falecimento: José Cláudio dos Santos (Claudinho)

Faleceu no último domingo, dia 13, aos 64 anos, José Claudio dos Santos, morador do bairro Cecap, em Valinhos. Ele sofreu uma parada cardíaca em decorrência de uma pneumonia.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.