Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Oswaldo é um dos fundadores da Associação Afro-Brasileira de Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Oswaldo é um dos fundadores da Associação Afro-Brasileira de Valinhos

Atualmente ele é presidente da entidade 

“Meu nome é Oswaldo Reiner de Souza, tenho 89 anos, sou advogado aposentado e presidente da Associação Cultural Afro-Brasileira de Valinhos. Sou viúvo da saudosa Nivalda, pai do Oswaldo Filho, Oswaldo Roberto e Euclides Cândido, e avô do Oswaldo Neto, do Vitor, da Nataly e da Lívia.

Nasci em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e, em 1971, me formei na Faculdade de Direito do Sul de Minas. Me interessei pela profissão porque eu queria defender os direitos das pessoas, uma vez que eu mesmo já sofri preconceito e opressão durante a minha vida.

Depois que me casei, fui morar em São Paulo com a minha esposa. Em 1995, eu e ela visitamos Campinas a trabalho. Era época da Festa do Figo em Valinhos e então decidimos dar uma passada para conhecer a cidade. Naquele ano, viemos morar aqui.

Porém, quando cheguei em Valinhos, logo percebi que não existia uma presença, uma voz do negro na cidade. Assim, me juntei a um grupo que tinha a ideia em comum de criar uma entidade de luta pela inclusão do afrodescendente na sociedade.

Inspirados por outros negros que procuraram elevar a nossa cultura e o nosso povo, fundamos, em agosto de 2003, a Associação Cultural Afro-Brasileira de Valinhos.

Graças a associação que o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, passou a fazer parte do calendário oficial da cidade, por força de uma lei municipal aprovada na Câmara.

Por meio da associação, também conseguimos dar o nome de ‘Zumbi dos Palmares’ à praça do Bom Retiro, como uma homenagem ao líder quilombola que é símbolo de luta e resistência ao regime escravocrata e racista.

Há 20 anos, a entidade tem trabalhado para o esclarecimento das questões relativas ao negro e lutado pela inclusão do afrodescendente na sociedade. Hoje, me orgulho de todo o trabalho que ajudei a construir em Valinhos”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Élida Zamproni, vítima da Covid-19, tem seu nome eternizado em rua de Valinhos

A Rua 2 do bairro Beira Rio, em Valinhos, próximo ao bairro Jardim Jurema, recebeu a denominação de Rua Élida Dulcelina Cassoli Zamproni, falecida em 19 de abril de 2021, aos 64 anos, vítima da Covid-19. Élida era esposa de Gilson Zamproni, mais conhecido como Gilson Despachante, que possui um escritório de despachante tradicional e muito respeitado no centro de Valinhos.

Matrículas para o Ensino Infantil e Fundamental em Valinhos já estão abertas

A Secretaria de Educação de Valinhos informou, por meio da assessoria de imprensa, que as matrículas para os cursos de Ensino Infantil e Fundamental 1 e 2 já podem ser feitas diretamente nas unidades escolares.

Microlins

Novidade em Valinhos com 30% de desconto em todos os cursos 🤩👨🏽‍💻 A Dica do Vinícius de hoje é na …

Inscrições para concurso com 85 vagas são prorrogadas pela prefeitura de Campinas

A prefeitura de Campinas anunciou nesta segunda-feira, dia 3, a prorrogação da inscrição para o concurso público que acontecerá no dia 1º de junho.