A vacina Coronavac de combate à covid-19 e desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceira com o Instituto Butantan, não apresentou efeitos colaterais em 94,7% dos mais de 50 mil voluntários que testaram o imunizante. Os dados foram informados pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, dia 23.

Os efeitos adversos de baixo grau foram constatados em apenas 5,3% dos pacientes, sendo eles dores leves no local da aplicação (3%), fadiga (1,5%) e febre moderada (0,2%).

“Esses resultados comprovam que a Coronavac tem um excelente perfil de segurança e comprova também a manifestação feita pela OMS [Organização Mundial da Saúde], indicando a Coronavac como uma das oito mais promissoras vacinas em desenvolvimento no seu estágio final em todo o mundo”, disse Doria.

No entanto, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, reforçou que a eficácia da vacina só poderá ser comprovada após a conclusão da fase 3, que está sendo realizada aqui no Brasil.

“Deveremos por óbvio aguardar a finalização desta terceira e última fase de testagem, os seus resultados e a aprovação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Mas já em dezembro, na segunda quinzena, poderemos iniciar a imunização de acordo com os critérios de vacinação adotados pela Secretaria da Saúde e dentro do protocolo também do Ministério da Saúde. E os primeiros que receberam a vacina, obviamente, serão médicos e paramédicos”, disse Doria. (fonte: G1).

Vacina não apresentou efeitos colaterais em 94,7% dos mais de 50 mil voluntários (Foto: Arena)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.