
Nesta quinta-feira, dia 6, se comemora 110 anos de nascimento do saudoso sambista valinhense, João Rubinato, popularmente conhecido como Adoniran Barbosa. Em 2008, o então prefeito Marcos José da Silva (MDB) homenageou Adoniran, dando o nome do artista ao CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio). Já em fevereiro de 2010, ano do centenário de nascimento do sambista, mas uma homenagem foi realizada também no governo Marcos, com a colocação de um busto de Adoniran no CACC, obra realizada pelo artista plástico Marcos Guimarães.
Secretário Municipal de Cultura na época, Mario Farci destacou nesta quinta-feira algumas lembranças do centenário de Adoniran. “O ano era 2010, centenário de nascimento de Adoniran Barbosa. Dois italianos da região do Veneto, mais especificamente de Pádova, Paolo Meneghini [jornalista] e Salvatore Solimeno [professor universitário e agitador cultural], se interessaram pela história de Adoniran Barbosa, devido ao sucesso de sua música ‘Trem das Onze’, na Itália. Lá, a música conhecida como ‘Figlio único’, foi gravada por Riccardo Del Turco nos anos 60. Após levantarem o nome real de Adoniran, João Rubinato, os dois descobriram que seus pais eram de Cavarzere. Entraram em contato com a Secretaria de Cultura de Valinhos (…) para buscar mais informações sobre o compositor e sambista. Em paralelo, eles propuseram às autoridades da região do Veneto que uma comitiva italiana de Cavarzere viesse ao Brasil visitar Valinhos, cidade onde o sambista nasceu, e São Paulo, onde ele viveu. Nasceu aí a ideia do ‘Gemellaggio’ entre os dois municípios. Em fevereiro, em pleno carnaval, a comitiva integrada pela vice-prefeita de Cavarzere, a saudosa Roberta Crepaldi, pelos vereadores Maurizio Braga, presidente da Câmara, Garbin Grazianoo Garbin e Mirca Grillo Caselli, pelo jornalista Paolo Meneghini, por Salvatore Solimeno e integrantes da Italian Crazy Band, veio para o Brasil, sendo recebida pelo então prefeito Marcos José da Silva (…). Aqui, conheceram o CACC Adoniran Barbosa, onde se encontra uma escultura do compositor, em bronze, em tamanho natural, executada por um doas grandes artista de Valinhos, Marcos Guimarães. A Italian Crazy Band se apresentou na Sala São Paulo, no Auditório Municipal de Valinhos e na Festa da Uva de Caxias do Sul [RS], com grande sucesso. Nesta ocasião, foi assinado, no dia 16 de fevereiro, na prefeitura de Valinhos, o termo de intenção de se firmar o “Gemellaggio” entre Valinhos e Cavarzere. Em junho do mesmo ano a comitiva valinhense foi recebida em Cavarzere (…) A cerimônia oficial de assinatura do ‘Gemellaggio’ entre as cidades de Cavarzere e Valinhos, aconteceu no Teatro Municipal Tulio Serafim”.
Os municípios de Valinhos e Cavarzere se tornaram cidades-irmãs, devido ao compositor Adoniran Barbosa, sambista que nasceu em Valinhos e cujos pais nasceram na cidade italiana. “Em Cavarzere, a ponte sobre o Rio Adige recebeu o nome de Adoniran Barbosa”, escreve Mario Farci.