
O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 10, a continuidade da quarentena a partir da próxima segunda-feira, dia 15, até o próximo dia 28, e ponto facultativo nas repartições públicas nesta sexta-feira, dia 12.
Durante coletiva com a imprensa, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, destacou que a região de Campinas, que está na fase laranja da flexibilização, está com tendência de evolução da covid-19 (novo coronavírus), e alertou que a região pode voltar a ter as medidas restritivas caso as internações em hospitais continuem em crescimento. “É um momento de controle. Em sete dias pode regredir e deixamos em alerta esta região”, disse ele.
Vinholi explicou que os prefeitos devem dialogar com os comércios para que reforcem as medidas de segurança e higiene para que não haja necessidade de fechar novamente os estabelecimentos não essenciais. Ele disse ainda para que os consumidores, que estão indo em peso às ruas, respeitem distanciamento e normas de proteção. A região de Campinas está com 69% dos leitos para covid-19 ocupados e com proporção de 13,2 leitos de coronavírus para cada 100 mil habitantes.
Durante coletiva de imprensa, o governador disse nas regiões de Ribeirão Preto e Barretos voltarão a ter seus comércios não essenciais fechados a partir da próxima segunda-feira.