CAMPINAS INICIA REABERTURA GRADUAL DO COMÉRCIO DIA 4 DE MAIO
Número da doença em Campinas são apresentado na tarde desta segunda-feira (Foto: Carlos Bassan)

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) anunciou na tarde desta segunda-feira, dia 27, o plano para reabertura gradual do comércio da cidade. A flexibilização do comércio será antecipada em relação ao Estado – a quarentena estadual termina dia 10 de maio – e dividida em três fases, com 14 dias cada, liberando assim aos poucos as atividades e estabelecendo regras para cada uma delas. Segundo o prefeito, uma das justificativas para liberar a volta do funcionamento de vários estabelecimentos é o baixo número de casos de contaminação por covid-19 (novo coronavírus) na cidade e também a taxa de leitos ocupados por campineiros. De acordo com o prefeito, a maior parte das ocupações em hospitais é de moradores de outras cidades.

Campinas soma 13 mortes por covid-19 e 274 positivos da doença. Ainda são investigados 238 casos suspeitos e 1.264 exames deram negativo para coronavírus.

O prefeito disse em coletiva que espera que o governador aprove o plano de Campinas, para não gerar nenhum problema jurídico. “Não vou afrontar o governador. Campinas é uma cidade diferente. Estamos seguros do que estamos fazendo”, afirmou o prefeito, em apresentação do plano. O plano poderá ser alterado caso o número de casos volte a subir e ameace a capacidade de leitos da rede pública e privada de saúde na cidade.

CONFIRA ABAIXO O PLANO DETALHADO EM TRÊS FASES

1ª FASE – ÊNFASE NO ATENDIMENTO INDIVIDUAL OU DE PEQUENA AGLOMERAÇÃO/ DURAÇÃO – 14 DIAS

Para início da 2ª FASE, é preciso: Não haver crise de atendimento nos hospitais, e exista plano para aumentar a capacidade de atendimento rapidamente se necessário e haja programa robusto de testagem, incluindo teste de anticorpos.

2ª FASE: ÊNFASE NA MÉDIA AGLOMERAÇÃO/ DURAÇÃO: 14 DIAS

Para início da FASE 3, é preciso: Manter ocupação controlada de atendimento nos hospitais com capacidade de abertura de mais leitos (se necessário)e programa robusto de testagem, incluindo teste de anticorpos, sem aumento expressivo do número de casos.

3ª FASE: ATIVIDADE PRÓXIMA À NORMAL,COM ÊNFASE NA MANUTENÇÃO DAS MEDIDAS DE HIGIENIZAÇÃO/ DURAÇÃO: 14DIAS

0 resposta

  1. Como que na área da beleza pode manter distância de dois metros se geralmente o profissional tem contato direto com o cliente,tipo: cabelo massagem limpeza de pele, então que jeito vai ser esse distanciamento? gostaria de saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.