DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E SARAMPO ACONTECE NESTE SÁBADO
Crianças são as que menos foram vacinadas dentro do grupo prioritário

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o “Dia D” de vacinação contra sarampo e gripe acontece neste sábado, dia 15, nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Vila Santana e do Jardim Paraíso. As unidades estarão abertas das 8 às 17 horas para imunizar crianças, jovens e adultos.

A campanha contra o sarampo segue até dia 31, assim como a vacinação contra a gripe, cuja campanha foi prorrogada e segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 9 às 15 horas.

SARAMPO
O Programa Estadual de Imunização prevê que pessoas com idade entre um a 29 anos, tenham duas doses da vacina contra o sarampo na carteira, sem contar a dose zero. Acima desta faixa, até 60 anos, é preciso uma dose. Segundo a Secretaria, não há indicação para pessoas com mais de 61 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus no passado, possuindo imunidade por toda a vida.

A vacina é contraindicada para bebês com menos de seis meses, pessoas imunodeprimidas e gestantes. As salas de vacinação estão orientadas a fazer triagem de crianças que tenham alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que recebam a dose feita sem esse componente.

INFLUENZA
A vacina contra a gripe foi ampliada para todos os moradores interessados em receber a dose, além dos grupos prioritários. A medida foi tomada pela prefeitura com a chegada de novos lotes da vacina.

Segundo a Secretaria, do grupo prioritário, idosos e profissionais de saúde já superaram a meta de imunização, 124% e 125,69%,respectivamente, estão vacinados. Já as crianças somam um percentual de 64,09% e as gestantes são 56%, portanto ainda continuam abaixo da meta de 90% e devem aproveitar o Dia D para tomar a dose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.