Com todos os 23 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) reservados para covid-19 (novo coronavírus) ocupados há três dias, a direção da Santa Casa se pronunciou nesta quarta-feira, dia 6, por meio de seu superintendente, Fernando Pozzuto. Ele mostrou preocupação com o aumento de casos da doença e revelou que “a situação hoje é de 23 leitos para pacientes com covid-19 e 15 para outras enfermidades, totalizando 38 leitos de UTI. Se o número [de doentes] continuar a crescer, poderá haver um colapso pior do que foi nos meses de julho a agosto”.
Segundo Pozzuto, desde o início da pandemia a Santa Casa vem adaptando suas instalações e nunca deixou de atender ninguém, tendo que fazer muitas vezes remanejamento de leitos. “O nosso pedido é para que as pessoas se cuidem, evitem aglomerações, lavem bem as mãos, usem a máscara, álcool em gel, junto vamos vencer essa batalha”.
AMPLIAÇÃO
O superintendente revelou que “estamos ampliando a UTI de forma definitiva e deveremos ter disponível para a população de 40 a 42 leitos”. A Santa Casa informou que a obra está em andamento, com previsão de conclusão em julho deste ano. “Depois precisaremos equipar com monitores, camas elétricas e demais acessórios. Sempre precisamos de ajuda”.
Com a UTI ampliada, os leitos da enfermaria voltarão para o seu destino. “Precisamos ter uma Santa Casa bem estruturada para que as pessoas possam ser curadas. Até o momento, a Santa Casa de Valinhos foi uma grande retaguarda para o gestor público, para as operadoras de convênios e particulares que buscaram pelo nosso atendimento. Somos uma peça importante da RAS [Rede de Atenção à Saúde]”, finalizou ele.
Empresas e pessoas que quiserem ajudar a Santa Casa podem fazer doações ao Fundo Cívico (Santander – Ag 3808/ CC 13000654-8 e CNPJ 46.056.487/0001-25 – Santa Casa de Misericórdia de Valinhos). Para saber mais Informações, é só ligar para o telefone (19) 99362-1357 ou mandar uma mensagem pelo Whatsapp.
