Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Dona Delza tem 94 anos e mora em Valinhos desde 1931

  • Notícias
  • >
  • Dona Delza tem 94 anos e mora em Valinhos desde 1931

Foto: arquivo pessoal

“Recordações que ficam para a vida toda”. Foram com essas palavras que Delza Aparecida Fernandes Pinto Antunes dos Santos, de 94 anos, recordou de momentos importantes que vivenciou em Valinhos durante entrevista ao Jornal de Valinhos.

Ela, que nasceu em Santos em 1929, mas veio para Valinhos em 1931, aos dois anos de idade, contou que em 1953 presenciou a emancipação de Valinhos. “Me recordo que Altino Gouveia, Bepe Spadaccia, Horácio Amaral, Silvio Antoniazzi, Mário Vieira Braga, Padre Bruno Nardini e meu cunhado João Antunes dos Santos, foram a uma reunião em Campinas para o processo de emancipação”, disse Delza ao destacar que presenciou também o alargamento das Rua 7 de Setembro e Antônio Carlos. “Também vi a posse do primeiro prefeito, Jerônimo Alves Correia, e a construção da Matriz São Sebastião”.

Delza, que trabalhou no escritório da antiga Gessy Lever, viveu as primeiras décadas do crescimento de Valinhos e até a fundação de um colégio, na região do Porto Seguro. “O meu marido, Osvaldo de Antunes, negociou com o Dr. Caio de Andrade, as terras para a construção do colégio. Além deste acontecimento, também vi a retirada da porteira que conectava a região central com a Vila Santana”.

Além das recordações de momentos importantes para o município, Delza comentou que sempre aproveitou as áreas de lazer da cidade e costumava passear durante as noites de sábado e domingo na antiga Rua 7 de Setembro e na cascata do Bissoto. “Às vezes, até entrávamos na água e, como não tínhamos muitas opções, íamos assistir no período da manhã os trens passando na Estação Ferroviária, que vinham de São Paulo e seguiam rumo para Campinas”.

Atualmente, Delza mora no Jardim Paiquerê e é mãe de Delza Maria e Diomar Teresa, avó de Ricardo, Douglas, Daniel e Danilo, e bisavó de Pietro e Sophia.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Rodovias de Valinhos e região devem receber 2 milhões de veículos no feriado de 1º de maio

As principais rodovias que passam por Valinhos e região deverão receber cerca de 2 milhões de veículos no feriado prolongado do Dia do Trabalho, em 1º de maio, nesta quinta-feira. O movimento já deve começar nesta quarta-feira, dia 30.

Estão abertas as inscrições para o castramóvel no Parque das Colinas em Valinhos

A prefeitura de Valinhos abriu nesta terça-feira, dia 29, inscrições para um mutirão gratuito de castração e microchipagem de pet será realizado nos dias 17 e 18 de maio, sábado e domingo, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Jorge Bierrenbach de Castro, na Rua Sílvio César Ciotto, 41, no Parque das Colinas.

Moradores relatam falta de profissionais de saúde na UBS São Marcos em Valinhos

Moradores da região do Jardim São Marcos em Valinhos e usuários da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro relataram ao Jornal de Valinhos a falta de profissionais de saúde no local na manhã desta terça-feira, dia 29. Segundo eles, a coleta de exames demorou uma hora e meia para ter início. Segundo os moradores, o problema é recorrente no local.

Primeiro trimestre de 2025 foi o segundo mais quente do planeta em 85 anos

O primeiro trimestre de 2025 foi o segundo mais quente já registrado no planeta desde 1940, atrás do primeiro trimestre de 2024 e prolongando uma sequência histórica de calor excepcional que começou em julho de 2023, segundo levantamento do site Carbon Brief, divulgado pelo Climatempo.