
Uma operação de fiscalização da Vigilância Sanitária, Procon, Secretaria da Fazenda de Valinhos e Guarda Civil Municipal flagrou nesta terça-feira, dia 9, 12 estabelecimentos funcionando em desacordo com as regras impostas para a reabertura parcial do comércio na cidade. A informação é da assessoria da imprensa da prefeitura. Das 12 empresas, 11 foram notificadas e uma, autuada por descumprimento das normas fixadas para a reabertura.
Segundo a prefeitura, a maior parte das irregularidades está ligada à falta de distanciamento de 2 metros entre as pessoas em filas e ao descumprimento do horário de funcionamento das empresas. Para reabrir, os setores selecionados têm que respeitar, desde o último dia 1º, horários alternativos de funcionamento, com expediente diário de no máximo quatro horas, além de uma série de regras sanitárias impostas por Nota Técnica da Vigilância Sanitária e que têm como objetivo a redução dos riscos de contágio pelo coronavírus.
A notificação é uma forma de orientação e alerta para as empresas que descumprem as normas. Se houver um novo flagrante ocorre a autuação, que gera a abertura de um processo junto à Vigilância Sanitária. A empresa pode ser multada ao seu final.
RETROCESSO
A preocupação da Secretaria da Saúde do município é evitar que haja um retrocesso na reabertura gradativa dos diversos setores e um aumento no número de infectados pela covid-19. Se houver desrespeito ao isolamento social e às novas regras publicadas, ou ainda um aumento significativo de casos da doença, é possível que a cidade toda volte ao regime de isolamento completo, só com atividades essenciais em funcionamento.