Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Maestro da Orquestra Filarmônica de Valinhos teve 1º contato com a música através da avó

  • Notícias
  • >
  • Maestro da Orquestra Filarmônica de Valinhos teve 1º contato com a música através da avó

(Foto: Arquivo Pessoal)

Felipe Gadioli Silva, de 28 anos, é maestro há dois anos da Orquestra Filarmônica de Valinhos. Com experiência internacional na área, passando pela Universidade de Maryland, nos EUA, Felipe é graduado em Regência pela Unicamp (Universidade de Campinas).

Em entrevista, ele contou que o seu contato com o mundo da música teve início na infância com a sua avó, que era violinista, e tia, que toca acordeom. “Aos 15 anos comecei a aprender violino e, para me preparar para faculdade, comecei a fazer aulas de teoria com uma professora querida de Campinas. Assim, entrei em composição na Unicamp, mas acabei mudando para regência”, relatou ao destacar que durante a graduação produziu concertos pela cidade, participou de oficinas e festivais, e foi convidado para participar de um encontro de regência no Rio de Janeiro promovido pelo famoso maestro Isaac Karabtchevsky.

Durante a sua carreira, Felipe participou de programas de regência por todo o Brasil e, há dois anos, em 2022, foi convidado pelo maestro Abel Rocha para ser assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André. “Consegui me aperfeiçoar e ter a experiência de liderança”.

Atualmente, atuando pela Orquestra Filarmônica, Felipe relatou que em cada apresentação, leva um pouco de conhecimento musical para a plateia. “O nosso papel é de envolver quem está nos escutando com repertórios diversificados, por isso é fundamental a interação que aproxima a orquestra do público. Os nossos concertos são uma experiência educacional, tanto sobre a cultura brasileira quanto internacional. E graças a isso, o retorno do público está sendo muito positivo”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Veja os 10 SUVs mais furtados e roubados no Estado no 1º semestre deste ano

De acordo com estudo feito pela empresa de rastreamento veicular Ituran com base em dados oficiais disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado, os dez SUVs (Veículos Utilitários Desportivos) mais furtados e roubados no primeiro semestre de 2024 no Estado de São Paulo são:

Valinhense Sabrina dá aulas de história e conta dificuldades e alegrias em ser professora

Sabrina Amanda da Silva Aquino, de 26 anos, é formada em História e trabalha como professora na Escola Estadual Américo Belluomini, em Valinhos, e na Maria do Carmo Ricci Von Zuben, em Vinhedo. Ela dá aulas de História, Filosofia e Projeto de Vida.

Fogo é considerado extinto na Serra dos Cocais em Valinhos

A prefeita de Valinhos Lucimara (PSD) informou na tarde desta sexta-feira, dia 6, através de suas redes sociais, que o fogo na Serra dos Cocais foi considerado extinto. A região estava sendo afetada pelo incêndio de grandes proporções desde o último sábado, dia 31 de agosto.

Perícia avalia se foi criminal ou não incêndio na Serra dos Cocais em Valinhos

Agentes da Polícia Científica estiveram na Serra dos Cocais, em Valinhos, para perícia, com o objetivo de analisar se foi criminal ou não o incêndio de grandes proporções que vem atingindo a região desde o último sábado, dia 31 de agosto até esta sexta-feira, dia 6.