Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Maestro da Orquestra Filarmônica de Valinhos teve 1º contato com a música através da avó

  • Notícias
  • >
  • Maestro da Orquestra Filarmônica de Valinhos teve 1º contato com a música através da avó

(Foto: Arquivo Pessoal)

Felipe Gadioli Silva, de 28 anos, é maestro há dois anos da Orquestra Filarmônica de Valinhos. Com experiência internacional na área, passando pela Universidade de Maryland, nos EUA, Felipe é graduado em Regência pela Unicamp (Universidade de Campinas).

Em entrevista, ele contou que o seu contato com o mundo da música teve início na infância com a sua avó, que era violinista, e tia, que toca acordeom. “Aos 15 anos comecei a aprender violino e, para me preparar para faculdade, comecei a fazer aulas de teoria com uma professora querida de Campinas. Assim, entrei em composição na Unicamp, mas acabei mudando para regência”, relatou ao destacar que durante a graduação produziu concertos pela cidade, participou de oficinas e festivais, e foi convidado para participar de um encontro de regência no Rio de Janeiro promovido pelo famoso maestro Isaac Karabtchevsky.

Durante a sua carreira, Felipe participou de programas de regência por todo o Brasil e, há dois anos, em 2022, foi convidado pelo maestro Abel Rocha para ser assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André. “Consegui me aperfeiçoar e ter a experiência de liderança”.

Atualmente, atuando pela Orquestra Filarmônica, Felipe relatou que em cada apresentação, leva um pouco de conhecimento musical para a plateia. “O nosso papel é de envolver quem está nos escutando com repertórios diversificados, por isso é fundamental a interação que aproxima a orquestra do público. Os nossos concertos são uma experiência educacional, tanto sobre a cultura brasileira quanto internacional. E graças a isso, o retorno do público está sendo muito positivo”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Falecimento: Maria Folgate Scupenaro

Faleceu o morador de Valinhos João Carlos Pereira da Costa, conhecido como Mura, aos 64 anos. Ele deixa a mulher Ida Costa, o filho Douglas Biato e os netos Thayla, Manuella, Yanna, Tarislaine, Mikeli, Júnior e Renan. O falecimento ocorreu na segunda-feira, dia 16, em decorrência de uma hemorragia.

Falecimento: João Carlos Pereira da Costa (Mura)

Faleceu o morador de Valinhos João Carlos Pereira da Costa, conhecido como Mura, aos 64 anos. Ele deixa a mulher Ida Costa, o filho Douglas Biato e os netos Thayla, Manuella, Yanna, Tarislaine, Mikeli, Júnior e Renan. O falecimento ocorreu na segunda-feira, dia 16, em decorrência de uma hemorragia.

Fim de semana tem festa junina em três paróquias de Valinhos

O fim de semana será animado por festas juninas em Valinhos, celebrando a aproximação do Dia de São João, comemorado em 24 de junho, próxima terça-feira. As festas vão acontecer nas paróquias de São Sebastião, Santa Rita de Cássia e São José de Anchieta.

Servidores do DAEV recebem homenagem na Câmara de Valinhos

A Central de Atendimento Presencial e o canal 08000 do DAEV SA foram homenageados pela Câmara Municipal com uma Moção de Louvor e Congratulações, aprovada por unanimidade durante a sessão do último dia 10.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.