Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Mais de 280 pessoas de Valinhos foram picadas por peçonhentos em 5 anos

  • Notícias
  • >
  • Mais de 280 pessoas de Valinhos foram picadas por peçonhentos em 5 anos
Mais de 280 pessoas de Valinhos foram picadas por peçonhentos em 5 anos

Dados do Ministério da Saúde, que o Jornal de Valinhos traz com exclusividade, apontam que a cidade registrou, em cinco anos, entre 2018 e 2022, que 281 pessoas foram picadas por animais peçonhentos. Entram nesta conta todos os casos contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde.

E neste ano, de janeiro a junho, já aconteceram 71 picadas com animais peçonhentos, superando o total de ocorrências de 2022, quando a cidade registrou 68 acidentes.

De acordo com o Ministério da Saúde, são categorizados como animais peçonhentos serpentes, escorpiões, lagartas, aranhas e abelhas.

Em entrevista ao JV, a médica valinhense Priscila Panzarella, coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Valinhos, destacou que, em caso de picadas, o primeiro passo é ligar no CIATox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) Campinas, nos telefones 3521-7555 ou 3521-6700 para receber as primeiras orientações e ser direcionado ao serviço de saúde mais adequado. “Cada picada requer um atendimento que pode variar de baixa, média ou alta complexidade. No caso do paciente ser orientado a procurar a UPA [Unidade de Pronto Atendimento], ele deve dirigir-se rapidamente para este atendimento, onde será avaliado e receberá o tratamento de urgência”, explicou ela.

Caso seja muito grave, Priscila revelou que o paciente poderá ser referenciado para um serviço de maior complexidade, via CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), para receber o soro adequado para o tipo de picada. “Se possível, a pessoa deve ainda registrar com fotos o animal causador da picada”, acrescentou.

PREVENÇÃO
E para evitar acidentes, Priscila recomendou que a pessoa evite acumular de lixo orgânico e recicláveis em casa, assim como entulhos, restos de madeira e materiais de construção. ”Em jardins, regiões rurais e matas, usar botas de couro longas e luvas de proteção”, orientou. E como última dica, a médica observa que antes de vestir roupas e calçados, a pessoa verifique o interior das peças, onde as aranhas e escorpiões costumam se esconder.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Rock Out Festival tem participação de seis bandas no domingo em Valinhos

O Rock Out Festival acontece neste domingo, dia 13, no Parque Municipal de Valinhos, a partir das 11 horas, com seis bandas e várias atrações para comemorar o Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho. O festival é gratuito, mas a organização pede ao público para doar um quilo de alimento não perecível, que será doado para famílias em situação de vulnerabilidade da cidade.

Marcos Pavan defende equipe de Valinhos e celebra vitórias no atletismo

Atleta da equipe de atletismo de Valinhos, Marcos Vinicius Pavan começou a se dedicar aos esportes aos 7 anos de idade, quando não perdia a oportunidade de participar de competições variadas. Com o tempo, acabou se dedicando à modalidade salto em altura e também disputa corridas de rua.

Inscrições para cursos gratuitos de beleza em Valinhos serão abertas nesta segunda

Serão abertas nesta segunda-feira, dia 14, as inscrições presenciais para três cursos gratuitos de qualificação profissional voltados à área da beleza: Manicure e Cutilagem, Corte de Cabelo Feminino e Corte de Cabelo Masculino, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Valinhos. Os cursos serão realizados em agosto.

Valinhense pratica dieta ovolactovegetariana por uma alimentação mais consciente

Em Valinhos, o crescimento da oferta de pratos sem carne em restaurantes e estabelecimentos gastronômicos acompanha uma tendência cada vez mais presente em todos os lugares: a busca por uma alimentação mais consciente.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.