PREFEITURA DE VALINHOS CONTRATA COSTUREIRAS PARA PRODUZIR MÁSCARAS
Costureira produz máscaras seguindo normas de segurança e higiene

A Secretaria de Saúde de Valinhos adotou uma ação inovadora para superar a crise no fornecimento de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais de Saúde, que estão à frente da guerra contra o avanço do covid-19 (novos coronavirus). Diante do momento crítico da pandemia que agravou sobretudo a produção dos itens, a Secretaria de Saúde comprou material e contratou costureiras para produzirem máscaras e aventais.

Segundo a coordenadora da UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento), Luciana Pignata Brito, são utilizados na unidade 150 aventais e 400 máscaras por dia. “A orientação é para que os profissionais troquem as máscaras a cada três horas, assim, cada um que chega para o turno de 12 horas recebe um kit com o seu EPI”, explicou.

Luciana explicou que nesta conta também entram pacientes com sintomas atendidos na tenda da UPA, que recebem máscaras. A prefeitura adquiriu equipamentos de proteção, mas os fabricantes não estão conseguindo suprir a grande demanda e estão atrasando a entrega dos produtos.

 

ATELIÊ

A costureira Neusa Lourdes, contratada para a confecção desses EPIs, disse que parou seu estúdio de costura só para a produção de máscaras. “Meu tipo de costura é outro, esse é mais delicado e precisamos nos adequar, especialmente no tocante à questão de segurança e higienização”, disse.

Ainda de acordo com a costureira, para garantir a segurança na produção de máscaras, nenhum outro tipo de serviço está sendo realizado no local.

Na própria UPA, uma servidora da rouparia está produzindo aventais. “Adquirimos oito rolos de TNT, cada um com 350 metros, e a servidora se prontificou a produzir os aventais”, explicou a secretária de Saúde, Carina Missaglia. Segundo ela, com esse material será possível produzir 170 aventais.

De acordo com a secretária, aventais e máscaras, mesmo que produzidos de forma voluntária, passam pela inspeção de um profissional da Segurança do Trabalho, antes de serem destinados ao uso dos profissionais.

 

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.