
A presidente de Câmara, Dalva, e o presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, vereador Scupenaro (ambos MDB), fizeram reunião com o prefeito Dr. Orestes (DEM) e solicitaram que ele avalie a reabertura gradual de boa parte do comércio de Valinhos, seguindo normas de higiene visando a prevenção do covid-19 (novo coronavírus). A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 17, antes de o governador João Doria (PSDB) anunciar a continuidade quarentena até o dia 10 de maio. De acordo com os vereadores, a decisão de reabrir o comércio dependia do que seria divulgado pelo governo estadual. Alguns prefeitos, mesmo depois do anúncio do governador nesta sexta-feira, estão permitindo a reabertura gradual do comércio, como nas cidades de Indaiatuba, São José do Rio Preto e Guarujá.
Dalva e Scupenaro também aproveitaram para cobrar o restabelecimento das cirurgias eletivas. “Entendemos as medidas de combate e prevenção ao coronavírus, mas também nos preocupamos com o emprego, com o trabalhador, com o pequeno e médio comerciante e com a população que também necessita de outros atendimentos da área da Saúde”, destacou Dalva.
“É claro que de modo geral as pessoas têm evitado ir ao médico, a hospitais, obviamente por medo do vírus. Mas há pacientes que necessitam de atendimentos diversos, alguns com casos sérios, mas que podem estar agravando a situação clínica em casa pela falta de uma consulta, de um exame, ou seja, por conta da crise. Talvez o que hoje pode parecer simples, com a falta de cuidado amanhã pode se tornar letal. E essas questões precisam ser discutidas e avaliadas, pois todas as vidas importam”, ressaltou Scupenaro.
Concordo com a reabertura,desde q sejam.mantidos o uso das máscaras,e q não haja muitas pessoas dentro do estabelecimento,mantendo as normas da de higiene,e cada um tendo o bom senso de como se.deve proceder diante desta calamidade q afeta o mundo,e principalmente nosso país,lamentamos as perdas q são irreparáveis,mas precisamos nos unir,ajudar uns aos outros,os comerciantes precisam se reerguer,e acredito q muitos já não conseguem mais,o q é lamentável…
Eu acho se a população respeitasse o isolamento social e tivesse comprometimento de só sair de caso em casos estremos ,e com a diminuição de pessoas nas ruas sem aglomeração poderia sim abrir o comércio gradativamente mas existe será essa consciência entre a população Valinhense ?????
O STF aprovou na semana passada a mp que diz que os prefeitos e os vereadores de cada cidade decidem quais as medidas tomarem em relação ao isolamento cada um com a sua particularidade respeitando as medidas de higiene e distanciamento mínimo e a capacidade de 30% de pessoas dentro do comércio é assim que Indaiatuba está voltando a normalidade
Parabéns….O Brasil não pode parar….somos maiores do que essa pandemia….Pessoas de risco, fechadinhos em casa, os de boa saúde….trabalhando pelo nosso engrandecimento….e não fale^ncia
Ai sim favor precisa use máscara sempre também comércio coloca álcool de gel mais forte 70% use mão sempre por favor aberta todos a favor ? Parabéns Dalva e Scpreundo é concordo…
Eu concordo com a abertura dos estabelecimentos comerciais, tomando-se os devidos cuidados e as medidas de prevenção ao Covid-19, vez que, devemos nos preocupar com o pequeno e médio comerciante que precisa trabalhar para suprir as necessidades dos empregados, bem como a sua própria, sem contar que a população que precisa do serviço deles, ex: salão de cabeleireiro, etc…
Outro detalhe, os estabelecimentos fechados, são para evitar aglomerações, mas isto não esta acontecendo, os supermercados estão lotados, sem precaução alguma, as pessoas de riscos, estão em todos o lugares, quem tem saúde não pode trabalhar, estão presos em casa, os idosos que deveriam estar em isolamento, estão nas ruas o tempo todo, enquanto isso, nossas crianças e adolescentes estão entediados dentro de suas residências, impossibilitados de qualquer lazer, e/ou até mesmo de frequentar a escola.
Não é o comércio fechado que vai conscientizar a população da gravidade do Coronavirus, somente quando ver alguém da sua família infectado ou a si próprio é que terão consciência da gravidade!!!
Quantas utis e quantos respiradores Valinhos tem? Os dois políticos sabem responder?
Apoiado, vamos reabrir,,só. Se o prefeito estiver do lado do dória, aí estamos perdidos , aquele falso
Que tempis vivemos: ateus defendendo a vida e esses dois cristãos defendendo a economia.