Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Remédios à base de cannabis já podem ser solicitados na rede pública do Estado de São Paulo

  • Notícias
  • >
  • Remédios à base de cannabis já podem ser solicitados na rede pública do Estado de São Paulo
Remédios à base de cannabis já podem ser solicitados na rede pública do Estado de São Paulo

Medicamentos serão fornecidos para tratar apenas alguns tipos de síndromes

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) publicou nesta terça-feira, 26, o Decreto que regulamenta o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol (CBD) e de outros compostos da cannabis medicinal pelo (SUS).

A solicitação para entrega gratuita dos medicamentos é prevista na Lei 17.618, de 31 de janeiro deste. A norma prevê que o fornecimento dos produtos seja feito mediante “solicitação do paciente ou de seu representante legal, sujeita à avaliação da Secretaria da Saúde, conforme protocolos clínicos e normas técnicas estaduais”.

Estão contemplados na Lei somente medicamentos “contendo canabidiol registrados na Aniva [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e produtos derivados de Cannabis para fins medicinais, industrializados e com autorização sanitária pela Anvisa”, diz a norma.

De acordo com o Decreto serão recebidas e analisadas solicitações com indicação terapêutica em caráter ambulatorial acompanhadas de documentos e receituários preenchidos e assinados por médico. Na prescrição, o médico deverá observar as exigências da Anvisa e informar nome do paciente e do medicamento, nome do produto, posologia, quantitativo necessário, tempo de tratamento, data de emissão, seu nome, assinatura e CRM. O médico e o paciente (ou seu representante) deverão ainda preencher um termo de esclarecimento e responsabilidade sobre o uso do produto.

Caso a solicitação seja aprovada pela secretaria, a entrega do remédio será feita nas Farmácias de Medicamento Especializado. Independentemente do tempo de tratamento, a autorização para o fornecimento ficará válida por, no máximo, seis meses. Após esse período, o paciente poderá pedir a renovação do pedido, mas terá que submeter nova solicitação com os respectivos documentos solicitados.

Medicamentos serão liberados para tratamento de síndrome de Dravet – tipo de epilepsia grave que atinge crianças; síndrome de Lennox-Gastaut – outra forma grave e rara de epilepsia; e esclerose tuberosa – doença caracterizada pelo aparecimento de tumores benignos, mas que podem comprometer as funções dos órgãos.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Conheça Léo Pinho, um dos 5 candidatos a prefeito de Valinhos

O Jornal de Valinhos está publicando um resumo da história dos cinco candidatos a prefeito de Valinhos. O material solicitado já está em poder da Redação e será divulgado desde esta terça-feira, dia 10, até este sábado, dia 14, seguindo a ordem alfabética. A biografia de Alexandre Tonetti (União) e de Franklin (PL) já foram publicadas.

Abertas inscrições para cursos de informática e inglês básico do Fundo Social de Valinhos

Inscrições para cursos gratuitos de informática e inglês básico foram abertas pelo Fundo Social de Solidariedade de Valinhos em parceria com a empresa MC Valinhos Educação Profissional. As inscrições encerram no dia 20 de setembro.

“Baile das Debutantes” em 1984 do Clube Atlético Valinhense: Você conhece alguém nesta foto?

Até nos dias de hoje existem clubes em muitas cidades, principalmente em regiões interioranas, que mantêm o tradicional “Baile das Debutantes”. Anualmente realizado, o acontecimento é sempre muito aguardado pelos sócios e marca o primeiro baile da jovem que completa 15 anos, que vai com seu vestido impecavelmente preparado.

Silvio Santos é interpretado no filme “Silvio” por ator que mora em Valinhos

O ator de Valinhos Vinícius Albanez Ricci, de 32 anos, interpreta Silvio Santos durante a juventude no novo filme “Silvio”, que estreia nesta quinta-feira, dia 12, em cinemas do Brasil. Natural da capital paulista, ele mora em Valinhos desde 2022.