Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense Nil fala sobre importância da LIBRAS no “Dia Municipal do Surdo”

  • Notícias
  • >
  • Valinhense Nil fala sobre importância da LIBRAS no “Dia Municipal do Surdo”

(Foto: Reprodução)

O Dia Municipal do Surdo é celebrado nesta quinta-feira, dia 26, e virou Lei desde 2016, visando a conscientização, visibilidade e combate à desinformação a esta comunidade. Nesta data, o valinhense Adenilson Félix, mais conhecido como Nil, entrou em contato com a Redação do Jornal de Valinhos para ressaltar a importância da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para a sociedade.

Nil, 33 anos, tem perda auditiva bilateral profunda. “Sou usuário da LIBRAS e da ASL [American Sign Language]. Gostaria muito que houvesse mais cursos de LIBRAS na cidade, para a população em geral, bem como acessibilidade em LIBRAS nas escolas, hospitais, delegacias, faculdades, todos os lugares. Todo mundo precisa aprender LIBRAS, é muito importante. É o meu desejo para esta data”, disse.

 

ESTADO

Visando ampliar a inclusão das pessoas surdas no Estado, a SEDPcD (Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência), oferece vagas mensais para o curso online básico de LIBRAS, voltado a adultos.

O curso oferece uma ampla variedade de temas, desde conceitos básicos até expressões mais avançadas em LIBRAS, permitindo uma comunicação eficaz com a comunidade surda.

Para se inscrever, basta acompanhar todos os meses a abertura de novas vagas através do link www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.

 

ESPORTES

Apesar de todos os obstáculos, Nil divide a rotina de trabalho como operador com a prática de esportes, onde se destaca, colecionando medalhas no handebol e CrossFit. Ele já foi três vezes campeão pela Federação Esportiva de Surdos do Estado, e agora aguarda sua estreia na Seleção Brasileira de Handebol de Surdos.

Nil conquistou o ouro na Surdolimpíada Nacional de 2021, que ocorreu em São José dos Campos. Em março de 2025, Nil irá participar do Campeonato Brasileiro de Handebol, em Florianópolis (SC), além de aguardar sua estreia na Seleção Brasileira de Handebol de Surdos, já classificada para as próximas Deaflympics, que vão ocorrer na cidade de Tóquio (Japão) em novembro de 2025.

“Nós, surdos, precisamos lutar para conseguir intérpretes de LIBRAS, é muito difícil essa dependência para conseguirmos nos comunicar, mas não podemos desistir. Parabenizo a todos os surdos pelo nosso dia, a luta continua”, concluiu Adenilson.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Curso gratuito “Ecoférias” para crianças tem inscrições abertas em Campinas

O Museu de História Natural, localizado no Bosque dos Jequitibás, em Campinas, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Ecoférias para crianças com idade entre 7 e 12 anos. As atividades serão realizadas entre os dias 21 e 23 de janeiro.

Celulares, PlayStation 5 e carros serão leiloados online pela Receita Federal

Um novo leilão com mercadorias abandonadas ou apreendidas será realizado pela Receita Federal no próximo dia 30. No total, os 203 lotes incluem itens como celulares, videogames, smartphones, notebooks, fones de ouvido, joias e até carros.

Festa do Figo de Valinhos terá Tombo da Polenta e Pisa da Uva nos três domingos do evento

Entre as atrações da 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba de Valinhos, que inicia nesta sexta-feira, dia 17, estão os tradicionais Tombo da Polenta e Pisa de Uva, que serão realizados nos três domingos do evento: dias 19 e 26 deste mês e 2 de fevereiro.

Mais de 1,5 mil interrupções de energia foram causadas por pipas em Valinhos e região, diz CPFL

Popular entre crianças e adolescentes em diversas regiões do Brasil, as pipas ganham o céu especialmente com a chegada das férias escolares, o que traz o alerta para prevenção de acidentes com a rede elétrica. Segundo levantamento feito pela CPFL Paulista, Valinhos e demais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) tiveram 1.537 interrupções no fornecimento de energia causadas por acidentes com pipas em cidades da região durante o ano de 2024.