
O governador João Doria (PSDB), deu mais detalhes sobre como será a retomada gradual da economia. A flexibilização será realizada em cinco fases, levando em consideração a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para covid-19 (novo coronavírus) e capacidade de leitos de UTI para cada 100 mil habitantes e a progressão da doença no município e região. A região de Campinas, que Valinhos está inserida, está na fase 2 (laranja – controle), que inclui a possibilidade de abertura a partir da próxima segunda-feira, dia 1° de junho, com restrições em horários, de comércios, atividades imobiliárias, concessionárias e escritórios. Caberá às prefeituras, segundo o governo do Estado, juntamente com os setores envolvidos, definirem as medidas de segurança e higiene que serão estabelecidas para a abertura gradual.
Se a cidade conseguir controlar casos e apresentar redução de infectados, depois de 15 dias será avaliada e poderá prosseguir para a fase 3, que inclui bares, restaurantes e similares, shopping centers e salões de beleza.
Depois da fase 3, haverá uma reclassificação sempre a cada 15 dias. Caso a cidade ou região apresente uma evolução da doença, pode ter que voltar às medidas restritivas depois de sete dias. Caso consiga reduzir, entrará para a fase 4, com abertura de academias. Na fase 5, a última, deverão ser incluídos teatros e cinemas. O setor educacional será melhor avaliado pelo governo estadual.