
O governo do Estado determinou nesta quarta-feira, dia 10, que os municípios da região de Campinas, incluindo Valinhos, não poderão avançar no processo de reabertura escalonada do comércio. Dessa forma, a região segue na Fase 2 e as categorias da Fase 3, que são os salões de beleza/barbearias e também o consumo presencial nos bares e restaurantes, não serão liberadas a partir da próxima segunda-feira, dia 15, como estava previsto. A informação foi confirmada pela prefeitura nesta quarta-feira.
A abertura escalonada tinha começado no dia 1º, quando parte do comércio foi autorizado a voltar a funcionar com horários reduzidos (quatro horas de expediente por dia) e uma série de regras de higiene e distanciamento impostas pela Vigilância Sanitária. Pelo calendário, a partir da próxima segunda-feira, seria iniciada a terceira fase, com a liberação de mais alguns setores, desde que os números da doença estivessem sob controle, o que não ocorreu.
Em sua decisão, o governo do Estado se baseia no avanço dos números da covid-19. Houve crescimento no total de casos confirmados em todo o Estado e também na ocupação dos leitos de UTI desde a última semana. Em Valinhos, a taxa de ocupação nas UTI’s passou de 70% pela primeira vez, e, na Santa Casa, que atende pelo SUS, chegou a 100% nesta terça-feira, dia 9.
O Estado colocou a região de Campinas em estado de alerta, o que significa que na próxima semana, se os números de casos e de ocupação de leitos não mudarem, é possível que todo o comércio volte a ser fechado, restando abertas apenas as atividades essenciais.
Valinhos tem hoje 294 casos confirmados de covid-19, sendo que 12 pessoas já morreram por conta da doença. Há ainda 27 pessoas internadas em leitos de UTI. Só nesta quarta-feira foram 17 novos casos notificados.