Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Oswaldo é um dos fundadores da Associação Afro-Brasileira de Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Oswaldo é um dos fundadores da Associação Afro-Brasileira de Valinhos

Atualmente ele é presidente da entidade 

“Meu nome é Oswaldo Reiner de Souza, tenho 89 anos, sou advogado aposentado e presidente da Associação Cultural Afro-Brasileira de Valinhos. Sou viúvo da saudosa Nivalda, pai do Oswaldo Filho, Oswaldo Roberto e Euclides Cândido, e avô do Oswaldo Neto, do Vitor, da Nataly e da Lívia.

Nasci em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e, em 1971, me formei na Faculdade de Direito do Sul de Minas. Me interessei pela profissão porque eu queria defender os direitos das pessoas, uma vez que eu mesmo já sofri preconceito e opressão durante a minha vida.

Depois que me casei, fui morar em São Paulo com a minha esposa. Em 1995, eu e ela visitamos Campinas a trabalho. Era época da Festa do Figo em Valinhos e então decidimos dar uma passada para conhecer a cidade. Naquele ano, viemos morar aqui.

Porém, quando cheguei em Valinhos, logo percebi que não existia uma presença, uma voz do negro na cidade. Assim, me juntei a um grupo que tinha a ideia em comum de criar uma entidade de luta pela inclusão do afrodescendente na sociedade.

Inspirados por outros negros que procuraram elevar a nossa cultura e o nosso povo, fundamos, em agosto de 2003, a Associação Cultural Afro-Brasileira de Valinhos.

Graças a associação que o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, passou a fazer parte do calendário oficial da cidade, por força de uma lei municipal aprovada na Câmara.

Por meio da associação, também conseguimos dar o nome de ‘Zumbi dos Palmares’ à praça do Bom Retiro, como uma homenagem ao líder quilombola que é símbolo de luta e resistência ao regime escravocrata e racista.

Há 20 anos, a entidade tem trabalhado para o esclarecimento das questões relativas ao negro e lutado pela inclusão do afrodescendente na sociedade. Hoje, me orgulho de todo o trabalho que ajudei a construir em Valinhos”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Moradora de Valinhos conhece família biológica após 42 anos

A moradora de Valinhos Nara de Moraes Barreto Leão, de 42 anos, foi adotada por Maria Clara de Moraes Barreto e Getúlio Alves Barreto logo após o seu nascimento. Em entrevista para o Jornal de Valinhos, Nara contou que teve uma criação muito boa e que seus pais foram muito importantes para sua criação. “Meus pais de criação são maravilhosos, pessoas abençoadas que Deus colocou na minha vida”, disse.

Feira do Produtor de Valinhos acontece na manhã deste sábado no Parque Municipal

A tradicional Feira do Produtor de Valinhos tem mais uma edição na manhã deste sábado, dia 30, no galpão do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A feira conta com barracas de frutas, verduras e mix de produtos como pães, iogurte, queijo leite, ovos e outros produtos.

Horário de verão pode voltar ainda este ano. Qual sua opinião?

O Ministério de Minas e Energia, em conjunto com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), analisa possível volta do horário de verão ainda neste ano.

Wilson Lazaretti de Valinhos ensina animação e conquista o cenário internacional

O valinhense Wilson Lazaretti, de 72 anos, é um nome importante no cinema de animação brasileiro, com vários projetos em sua carreira, ele se destaca por ser um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e lecionar aulas no departamento de Artes Plásticas da Unicamp.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.